Instituto Albatroz devolve ave oceânica à natureza na Praia de Pernambuca

|

Uma ave da espécie Phaethon aethereus, popularmente conhecida como rabo-de-palha-de-bico-vermelho, foi solta hoje (03/12) pelo Instituto Albatroz, após 13 dias de cuidados no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) da instituição, localizado em Araruama, no Rio de Janeiro. A soltura aconteceu na praia de Pernambuca, em Araruama, onde a ave foi devolvida ao seu habitat natural.

O animal foi resgatado pela equipe de campo do instituto no dia 20 de novembro, após ser encontrado no forro de uma residência na praia do Foguete, em Cabo Frio. No CRD, a ave foi submetida a exames e cuidados médicos, pois apresentava sinais de desidratação e infestação por ectoparasitas, como piolhos. A equipe de veterinários e tratadores agiu rapidamente para restabelecer a saúde da ave.

O resgate foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, após o proprietário da residência comunicar o incidente. A população da Região dos Lagos também pode acionar o Instituto Albatroz em casos de avistamento de animais marinhos encalhados, vivos ou mortos, através do telefone 0800 991 4800.

A espécie Phaethon aethereus, que possui um rabo longo e característico — resultado de uma modificação das penas retrizes que ajuda no direcionamento do voo — é atualmente classificada como “Pouco Preocupante” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). No entanto, enfrenta ameaças como a perda de habitat, predação por espécies invasoras e perturbações humanas, o que pode exigir uma reavaliação de seu status de conservação no futuro.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *