409 Anos de história: Cabo Frio celebra fundação em meio à beleza e desafios na administração
Cabo Frio comemora seu 409º aniversário em 13 de novembro de 2024, mostrando ainda ser um dos principais destinos turísticos procurados por suas praias paradisíacas e belezas naturais.
Shows, desfiles cívicos e atividades culturais se estendem até o dia 15 de novembro e a cidade destaca seu patrimônio histórico cultural: Forte São Mateus e o bairro da Passagem que traz seu polo gastronômico além de ser um dos bairros mais antigos da cidade. Cabo Frio é a sétima cidade mais antiga do Brasil, e seus monumentos e praias, como a Praia do Forte e Praia do Peró, atraem turistas de todo o mundo.
Entretanto, além das suas belezas, a cidade enfrentou crises administrativas e financeiras que permanecem até hoje. A gestão de José Bonifácio que foi interrompida por seu falecimento, foi substituída por sua vice de Tamoios, Magdala Furtado. A então prefeita de Cabo Frio, priorizou reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e praças como ferramenta de lazer e integração social, porém seu legado tem sombras de uma má administração orçamentária, tendo como consequências uma série de atrasos salariais dos funcionários públicos.
Essa séries de inadimplências custou a sua reeleição, onde se deu a vitória do futuro prefeito Dr. Serginho, que assumirá a cadeira a partir do início do novo ano.
Dr. Serginho, eleito prefeito para 2025 a 2028, traz experiência na Assembleia Legislativa e secretaria estadual, executou um papel importante como Secretário de Ciência e Tecnologia no governo do Estado do Rio de Janeiro. Sua gestão promete modernização, melhorias nos serviços públicos e turismo sustentável.
A população aguarda avanços significativos no desenvolvimento econômico e social da cidade.
Texto: Monserrat Artázcoz