‘Belo, Perto Demais da Luz’: série biográfica inspirada na trajetória do artista estreia nesta quinta
O nosso Roberto Carlos do pagode agora tem uma série documental pra chamar de sua! Belo, ganhou, nesta quinta-feira, 28 de novembro, o documentário ‘Belo, Perto Demais da Luz’, uma produção original Globoplay em parceria com a AfroReggae Audiovisual. percorre a história do artista, considerado um cantor das multidões.
Com produção de José Junior, direção artística de Jorge Espírito Santo e roteiro e direção de Gustavo Gomes, a série documental percorre a vida do artista, considerado um cantor das multidões, bem como a cena musical brasileira dos anos 1990, com a propagação do pagode pelo país.
“Primeiro eu vou dizer o seguinte: a gente entrevistou uma pessoa que trabalhava como diretor artístico da FM O Dia, que falou que quem deu a primeira chance, tocou pela primeira vez o Belo, foi a FM O Dia. A FM O Dia é citada no documentário, porque o pagode 90, ele não entrava nas rádios. Ele entrou pela FM O Dia, então eu dou parabéns pra vocês porque isso significa muito pra muita gente”.
JOSÉ JÚNIOR
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (27), no Rio, Belo garantiu que o documentário, repleto de depoimentos e participações especiais, é chapa branca e que ele não escolheu o que entraria ou deixaria de entrar, bem como quem daria as declarações.
“O mais legal disso também é dizer pra todos vocês que eu não escolhi quem ia falar. Júnior, fica à vontade. As pessoas fizeram parte da minha história. “Vou chamar a Viviane”. Lógico. Tem que chamar a Viviane. Viviane fez parte da minha história. Ela não querer falar já é uma outra coisa. Respeito. É uma decisão dela. Mas que ela não vai ser falada dentro da série? Não, ela vai. Ela faz parte da minha história”.
BELO
Ao longo dos quatro episódios, a obra explora a transformação pessoal a partir do sucesso profissional e a dualidade Belo x Marcelo Pires, proporcionando a quem está do outro lado da tela uma alusão e um paralelo entre a pessoa enquanto artista e a de fora dos holofotes. A origem, o carisma, o sucesso, os amores e, também, os percalços se entrelaçam no ser humano Marcelo Pires, nome de registro do músico, e no artista Belo. Os traços de uma personalidade controlam os da outra ou são complementares para formar uma das figuras mais populares do país? “É difícil distanciar o lado pessoal do profissional. Acredito que sempre fui, em todos os momentos, Marcelo e Belo”, descreve o cantor.
O artista também destacou, em declaração à locutora Gabi Marques, a relação duradoura com a FM O Dia.
“A FM O Dia, ela faz parte da minha história desde quando eu cheguei no Rio. Construí uma história junto com a rádio, muito importante pro nosso segmento e pro artista Belo. A gente precisa da FM O Dia. Foi uma rádio primordial no nosso segmento, nosso gênero. Desde quando eu cheguei aqui com o Soweto, bem lá atrás, a rádio ainda tava começando, e virou essa potência que virou hoje no Brasil inteiro”.
BELO
Durante a produção biográfica, que revela perspectivas inéditas sobre fatos conhecidos do grande público, Belo dá sua opinião sobre episódios contraditórios de sua jornada, explica suas ações no passado e revisita situações íntimas e artísticas, além de encontros e lugares por onde passou e contribuíram para construir a sua história. Complexa e marcada por polêmicas, mas, acima de tudo, cheia de reviravoltas e superação. “Em vários momentos da minha vida tive que me reinventar”, reflete o artista em depoimento ao doc, valorizando ainda a presença integral dos fãs ao seu lado. “O meu público nunca me abandonou, sempre esteve comigo nos momentos mais difíceis. Tudo o que tenho e realizei foi através da música”.