
Filipe Ret lança o álbum NUME Epílogo
Filipe Ret lançou, nesta quinta-feira (17), em todas as plataformas digitais, o álbum Nume Epílogo. A obra amplia o universo de Nume — lançado em novembro de 2024 — e reafirma a proposta filosófica, autoral e estética apresentada no disco original.
+ Ouça “Nume Epílogo” em todas as plataformas de música
Com oito faixas inéditas, o projeto oferece novas camadas à narrativa que o artista vem construindo desde o início de sua trilogia de álbuns, formada por Imaterial, Lume e Nume. Agora, Ret amplia a reflexão sobre sua identidade artística e das conexões entre espiritualidade, lírica e vivência urbana.
“Nume Epílogo é a última parte da mensagem do projeto. São letras e sons que complementam a ideia de Nume — o sagrado e o profano em equilíbrio, a minha caminhada da Lapa pro país inteiro. É sobre a minha verdade: meus conflitos e minha clareza”.
FILIPE RET
Ret abre o álbum com KGL’s, em tributo à caminhada do artista desde sua origem, na região formada pelos bairros do Catete, Glória e Lapa, um dos berços do rap no Rio de Janeiro. A faixa conta com participações de outros dois expoentes do rap nacional que são crias do mesmo berço: BK’ e Sain. A faixa expõe o leque de referências sobre as quais navegam a caneta de Ret: da psicologia analítica de Carl Jung, à estética dos refrões do funk carioca dos anos 80 e 90.
Em seguida, o artista apresenta quatro canções inéditas: Selvagem, Grama Verde (com participação de Alee), e Canto Alto. Em sequência, versões inéditas de duas faixas apresentadas na primeira parte de Nume, que se tornaram hits: Acima de Mim Só Deus (com participação de Maru2D), e a “versão suja” de Emoções (com Orochi).
Caminhando para o final, Nume Epílogo chega à faixa Absolvido Por Deus, em um aceno à sonoridade da banda Charlie Brown Jr., da qual Ret é fã declarado, reforçado pelo contrabaixo de Heitor Gomes, antigo membro da banda.
E assim, Filipe Ret encerra a canção, e o álbum, afirmando que “Se tiver que voltar pro início faço tudo de novo.” A julgar por sua trajetória, dos bancos de praça da Lapa até o topo da cena do rap no Brasil, olhar para trás e recomeçar sempre foram parte do caminho.
Faixas de Nume Epílogo – Filipe Ret
- KGL’s – Filipe Ret, BK, Sain, Dallass
- Selvagem – Filipe Ret, Prod. MTS
- Grama Verde – Filipe Ret, Prod. MTS
- Me Deixe Leve – Filipe Ret, Alee, Dallas
- Canto Alto – Filipe Ret, Daniel Shadow, Mãolee
- Acima de Mim Só Deus (Remix) – Filipe Ret, Maru2D, Mãolee
- Emoções (Versão Suja) – Filipe Ret, Orochi, Marquinho no Beat, Dallass
- Absolvido Por Deus – Filipe Ret, Prod. MTS, Johnny Monteiro