Sementeira em Cabo Frio fortalece recuperação de mangues e restingas

|

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, está de portas abertas para quem deseja conhecer de perto o processo de plantio das mudas. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. O parque fica na Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/nº – Sede do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio. 

A sementeira do parque desempenha um papel essencial na conservação ambiental, garantindo a produção de espécies adaptadas à região e fortalecendo o reflorestamento. No processo, as sementes germinam e, depois dessa etapa, são transferidas para o viveiro de mudas permanentes. Posteriormente, essas mudas são usadas em ações de paisagismo e recuperação da vegetação nativa em áreas públicas da cidade. 

Entre as espécies cultivadas na sementeira estão aroeira, paineira-do-cerrado, amora, tataré (conhecido como anjo-branco) e plantas medicinais. Recentemente, algumas mudas foram utilizadas em ações ambientais na Praia do Forte, na Praia do Foguete, no Parque Municipal do Dormitório das Garças e no loteamento Terramar, em Tamoios. 

“Ter uma sementeira própria é essencial para Cabo Frio, pois assegura a produção contínua de mudas nativas e reduz custos com aquisição de plantas”, destacou Evelyn Peixoto, coordenadora do parque. 

Além de fortalecer a proteção ambiental, a iniciativa promove educação ecológica e conscientização da população. “A sementeira não só garante a autonomia do município nos projetos ambientais, mas também aproxima as pessoas da importância da preservação”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.  

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *