Saúde infantil ganha reforço com profilaxia inédita contra infecções respiratórias graves

|

Com essa iniciativa inédita, Cabo Frio passa a ser o polo de vacinação com o Palivizumabe na Baixada Litorânea, ampliando o atendimento para crianças de municípios vizinhos, como Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.

A primeira aplicação do medicamento será realizada nesta quarta-feira (19), no Hospital Municipal da Mulher, unidade que agora se torna referência na administração do Palivizumabe para pacientes pediátricos que atendam aos critérios estabelecidos.

O município dá um passo importante para consolidar uma rede de saúde de referência e qualidade. Em uma ação conjunta com o Governo do Estado, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta semana a profilaxia com Palivizumabe, um medicamento essencial para proteger crianças de 0 a 2 anos contra formas graves de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Para ter acesso ao medicamento, a criança deve preencher determinados critérios: ter nascido prematura (com até 28 semanas e idade inferior a 1 ano), apresentar doenças pulmonares graves que ainda exijam tratamento ou possuir uma doença cardíaca severa que necessite de medicação. Bebês nascidos a termo e saudáveis não precisam da imunização.

Os atendimentos serão realizados conforme triagem feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, com base nos cadastros na Farmácia Especial disponibilizados pelo município.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Patrícia Freitas, essa iniciativa visa proteger a população infantil e reduzir as internações neonatais e pediátricas.

“O VSR é um dos principais vírus causadores de infecções respiratórias agudas em crianças menores de dois anos, podendo levar a complicações como pneumonia e bronquiolite, principalmente em bebês prematuros e com comorbidades, como cardiopatias e outras doenças congênitas crônicas”, explicou.

A coordenadora de Pediatria da Secretaria de Saúde, Gabriela Magalhães, destacou que essa conquista representa um grande avanço para a cidade:

“A oferta do Palivizumabe em Cabo Frio fortalece a saúde infantil, garantindo proteção contra o VSR, principal causa de bronquiolite grave em bebês vulneráveis. Com essa medida, evitamos que as famílias precisem buscar atendimento em outras cidades, garantindo acesso ao medicamento dentro da nossa própria rede de saúde. Isso reafirma nosso compromisso com a prevenção, a redução das internações e a qualidade de vida das nossas crianças e suas famílias. Seguimos empenhados em aprimorar o cuidado pediátrico no município”, concluiu.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *