
Saquarema é anunciada como sede da 2ª etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia
As areias de Saquarema serão palco da 2ª etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, que contará com 11 etapas ao redor do mundo, com 4 etapas no Brasil, além de países como México, Tchéquia, Suíça, Canadá, Alemanha, África do Sul e Catar.
A competição, que começou nesse fim de semana, em Quintana Roo, no México, chega à Região dos Lagos entre os dias 9 e 13 de abril, quando os maiores nomes do esporte no mundo disputarão a etapa de Saquarema.
O anúncio da cidade como sede da 2ª etapa do Circuito Mundial aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e contou com a presença da prefeita Lucimar (PL) e do secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Badá (SOLIDARIEDADE).
Durante a visita à sede da entidade, nessa quinta-feira, 27, no Rio, a prefeita e o secretário foram recebidos pelo presidente da CBV, Radamés Lattari, e pelo diretor, Virgílio Pires, reforçando a importância da cidade para o esporte nacional e internacional.
“Nossa cidade será palco de um dos maiores campeonatos de vôlei do Brasil e do mundo, reunindo atletas internacionais e olímpicos. Esse evento reafirma a importância de Saquarema no cenário esportivo e fortalece ainda mais nossa conexão com o esporte, que inspira, transforma vidas e movimenta o turismo local. Seguimos trabalhando para que nossa cidade continue sendo referência no desenvolvimento do vôlei!”, afirmou Lucimar, em publicação nas redes sociais.
Além de Saquarema, a Volleyball World, organizadora da competição, definiu também Brasília, no Distrito Federal (DF), como uma das sedes de etapas do Circuito Mundial de vôlei de praia, com as outras duas cidades brasileiras ainda a serem definidas.
Segundo o calendário da competição, além de Quintana Roo, no México, Saquarema e Brasília, que receberá a 3ª etapa, o torneio passará pelas cidades de Ostrava, na Tchéquia (20 de maio a 1 de junho); Gstaad, na Suíça (2 a 6 de julho); Montreal, no Canadá (13 a 17 de agosto); Hamburgo, na Alemanha (27 a 31 de agosto); Cidade do Cabo, na África do Sul (22 a 26 de outubro); e Doha, no Catar (5 a 9 de novembro), fechando a temporada 2025.
Apesar de não estarem definidas cidades brasileiras que receberão as etapas dos Circuito Mundial, as datas dessas etapas já foram divulgadas. Elas acontecem em setembro, com a 8ª etapa entre 17 e 21, e a 9ª etapa entre 24 e 28.
As etapas serão disputadas por 16 duplas classificadas via ranking e outras 8 classificadas através da qualificatória (qualifying), lembrando que, em caso de desistência, a vaga é repassada para a melhor ranqueada fora da competição, sem limite de duplas por país.