Prefeitura confirma escola fechada há 20 dias no Jardim Peró, em Cabo Frio
Depois de denúncias feitas pela nossa reportagem, a Prefeitura de Cabo Frio finalmente admitiu, no fim da tarde dessa quinta-feira, 14, que a Escola Municipal Professora Ciléa Maria Barreto, no bairro Jardim Peró, está com as aulas suspensas há 20 dias, desde o fim de outubro.
No fim do mês passado, o município havia divulgado uma nota explicando que as aulas na escola tinham sido suspensas na tarde do dia 25 de outubro, uma sexta-feira, depois que pelo menos 7 crianças foram hospitalizadas depois de passarem mal na unidade.
Mesmo com o caso denunciado pela nossa reportagem na segunda-feira seguinte, dia 28 de outubro, e novamente nessa quarta-feira, 13, depois de um vídeo de um morador nas redes sociais, o município permanecia em silêncio, até agora.
“A Prefeitura de Cabo Frio está comprometida com o bem-estar das crianças da Escola Municipal Ciléa Maria Barreto. A previsão para o retorno das aulas é na terça-feira (19), visto que a entrega do laudo da última análise da água será entregue na segunda (18). Além disso, a Secretaria de Educação já realizou toda a higienização de todas as caixas d’água e filtros disponíveis na unidade de ensino para o retorno das aulas”, escreveu no fim da tarde dessa quinta.
Além de comprovar as denúncias sobre o fechamento da escola há quase 1 mês, a nota confirma que a prefeitura vem trabalhando com a hipótese de contaminação na água da escola, mesmo com as repetidas negativas feitas pela Prolagos.
Nas duas vezes em que a concessionária foi questionada pela nossa reportagem, tanto no dia 28 de outubro, quanto nessa quarta-feira, 13, a Prolagos garantiu que não há problemas com a água entregue à unidade escolar.
“A concessionária informa que está em contato com o município e que foi acionada para coletar amostras no local na manhã de sexta-feira (25), onde foi constatado que todos os parâmetros de qualidade até a chegada no hidrômetro estão dentro da normalidade”, respondeu a Prolagos, no último dia 28 de outubro.
Nessa quarta-feira, a concessionária voltou a dizer que a água da cidade é monitorada 20 horas por dia, atendendo aos parâmetros do Ministério da Saúde, e garantindo que realiza ações de rotina para manter o controle de qualidade da água, além de informar que voltará à escola nessa segunda-feira, 18, para nova análise.