Prefeito de Maricá anuncia acordo para criar na cidade o 1º Centro de Protonterapia do país

|

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), assinou, nessa terça-feira, 18, em Madri, na Espanha, um documento de protocolo de intenções com objetivo de implantar, no município, o 1º Centro de Protonterapia do Brasil.

“Hoje (18) demos um passo histórico para a saúde de Maricá. Assinamos um protocolo de intenções para trazer ao município o 1º Centro Brasileiro de Protonterapia, a tecnologia mais avançada no tratamento de câncer”, publicou Quaquá, nas redes sociais, na tarde dessa terça-feira.

A assinatura aconteceu durante visita do prefeito ao Centro de Tratamento de Prótons de Madri, considerado referência mundial no tratamento de câncer por prótons, através de uma parceria que está sendo firmada com o Grupo Quirónsalud, mantenedor do revolucionário equipamento.

“A ideia é que a prefeitura aporte recursos para a instalação do Centro no município. O equipamento será operado pela Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), coordenadora da Universidade de Vassouras (Univassouras), instituição que oferece cursos de graduação no campus de Maricá, entre eles o de Medicina, por meio do Passaporte Universitário”, explicou o município.

De acordo com a prefeitura, o acordo prevê ainda que o Grupo Quirónsalud ofereça suporte e formação de especialistas na área do tratamento de câncer com uso de partículas de próton, que teve seu 1º sistema aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em novembro de 2022.

Considerada uma das tecnologias mais avançadas no tratamento de câncer por ser mais precisa e com menos efeitos colaterais, a Protonterapia teria, com a chegada do Centro em Maricá, o 1º espaço destinado a esse tipo de tratamento oncológico do país.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *