Polícia Federal e MPE realizam operação contra divulgação de fake news em Búzios
As campanhas eleitorais estão chegando em sua reta final nesta semana e em Búzios o cenário político está fervendo nos bastidores. Nesta quarta-feira (25) a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral realizaram uma operação na cidade com o objetivo de coibir e prender os responsáveis por disseminação de fake news.
De acordo com a linha de investigação, um funcionário ligado à Câmara Municipal seria responsável por disseminar fake news sobre as eleições na cidade, se utilizando de perfis criados nas redes sociais. O suspeito também seria um dos coordenadores de comunicação da campanha de Rafael Aguiar (PL), candidato à prefeito na cidade.
Uma das páginas que estariam disseminando fake new sobre as eleições em Búzios seria a “Calabreso Buziano”. A mesma estaria espalhando informações falsas e realizando ataques direcionados a adversários de Rafael. Após denúncias sobre a origem dos ataques, foi realizada uma análise dos dados e com a quebra do sigilo, a PF rastreou o IP das postagens, que estava vinculado à sede do legislativo municipal.
O Ministério Publico Eleitoral chegou a se manifestar publicamente por meio de nota por meio da 172ª Promotoria Eleitoral. No documento, o mesmo afirma que as investigações estão sendo realizadas de forma sigilosa. Sendo assim, não serão fornecidos detalhes da operação, os mandados de busca e apreensão e a identidade dos investigados.