Marcelo Magno relembra luta para reformar praça abandonada por 2 governos em Arraial
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), que concorre à reeleição nas eleições do próximo dia 6 de outubro, reforçou, nessa semana, a importância de ações de seu governo, como a tão esperada reforma da Praça Victorino Carriço, mais conhecida como Praça do Sindicato.
Reinaugurada em 1 de fevereiro desse ano, depois de 8 anos inutilizada, a praça foi completamente reformada, ganhando parquinho e palco para espetáculos teatrais, além de quiosques, estacionamento, banheiros públicos e uma arquibancada.
Em vídeo publicado nas suas redes socias nessa semana, Marcelo Magno lembra o desafio que foi tocar as obras de reforma da praça, que nesses 8 anos de abandono, recebeu até a promessa de abrigar um teatro municipal, projeto que nunca saiu do papel.
“Em 2021, nós começamos um trabalho para reconstruir toda nossa praça aqui, que ela tem um simbolismo muito importante para a gente. Inclusive, aqui, não só pela Praça do Sindicato Victorino Carriço, mas também pelo passado que nós tivemos, desde 1950, da construção da Álcalis, que foi o início dos trabalhos da Álcalis. Então essa praça tem um sentimento. Quando a gente começou com essa obra, nós tivemos vários problemas, uma oposição entrando contra a gente para tentar paralisar a obra; só que não existem cores, isso aqui é de todo mundo, é de todo o município, todo mundo ganha. Ela está no sítio Praia dos Anjos, mas ela não é só do sítio da Praia dos Anjos, é do município inteiro. Ela é da Coca-Cola, ela é da Prainha, ela é da Praia Grande, ela é do distrito, ela é de todo o município. Então, assim, esse sentimento que a gente tem, que nós temos pela Praça do Sindicado, isso me fez, desde o início, continuar na luta de tentar reconstruir aquilo que foi destruído lá no passado. Eu acho que é uma de outras várias e várias reconstruções que fizemos e vamos continuar fazendo”, afirma Marcelo Magno no vídeo.
Citada pelo prefeito, a Companhia Nacional de Álcalis foi uma empresa produtora de barrilha de sal criada em 1943, durante o governo do ex-presidente Getúlio Vargas, e que foi instalada em Arraial, na época pertencente a Cabo Frio.
Com as operações iniciadas no final dos anos 1950, a estatal acabou privatizada em 1992, durante o governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRD), e finalmente teve suas atividades interrompidas em 2006.
Repleta de imagens aéreas dos 8 anos da praça em situação de deterioração, completamente cercada por tapumes, a publicação também cita a promessa de construção de um teatro municipal na praça, e dos milhões de reais gastos durante esse período, nos 2 governos anteriores.
“No centro da nossa cidade existia uma ferida aberta: a Praça Victorino Carriço, a popular Praça do Sindicato. Isolada com tapumes por muitos anos, a praça era um exemplo claro de falta de responsabilidade e compromisso com o dinheiro público e com os moradores. Com a falsa promessa de um Teatro Municipal e milhões gastos à toa, a obra ficou completamente parada por anos. Para muitos, um caso sem solução, mas com seriedade e muito trabalho, a realidade foi transformada! Nós planejamos e reconstruímos uma praça que fazia muita falta para os cabistas. A praça foi devolvida à população em fevereiro de 2024 e agora conta com um ambiente completo para o lazer de todos. Esse trabalho de reconstrução precisa continuar!”, escreve o prefeito na legenda do vídeo.