Luta, Arte e Gastronomia: Dia de Zumbi e da Consciência Negra é comemorado em São Pedro da Aldeia
O 3º Prêmio Zumbi dos Palmares, realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia, foi um marco importante na celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O evento contou com uma rica gastronomia e luta afro-brasileira, com a participação de três artistas locais selecionados por meio do Edital de Chamamento Público nº 12/2023, que trouxe a categoria inédita “Cultura Afro”.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou o compromisso da pasta em valorizar a diversidade, igualdade e talentos locais. “É uma honra celebrar este momento e, pela primeira vez, contar com a presença de artistas locais que foram convidados a participar após serem selecionados via Edital de Chamamento Público para uma categoria inédita”, disse.
As artistas Valeria Cristina Nunes Ribeiro e Joelma Dos Santos Silva foram responsáveis pela culinária tradicional, preparando pratos como mini-acarajés e acaçá. “Participar de um prêmio cozinhando uma comida africana que virou patrimônio cultural do Brasil foi uma grande responsabilidade”, disse Valeria Cristina.
A Associação Grupo de Capoeira Auê também se apresentou, encantando o público com seu berimbau, canções e movimentos. O evento premiou sete personalidades negras que se destacaram pelo seu impacto social e cultural em prol da Comunidade Afrodescendente.
Os homenageados foram:
- Elisangela Rodrigues (Diretora da Escola Municipalizada Manoel Moraes da Silva)
- Fabiana Ramos da Costa (Advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher)
- João Paulo Fonseca dos Santos (Músico e Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia)
- Josephane Lima (Produtora Cultural)
- Renato Mendonça (Produtor Cultural e Professor de Danças Culturais)
- Robson Alves (Professor de Capoeira)
- Vilma Jacinto de Albuquerque (Mãe de Santo)