
Edital do Mosaico Cultural da Firjan SESI já está com inscrições abertas
O Serviço Social da Indústria (SESI) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) anunciaram a abertura das inscrições para o edital cultural Mosaico Rio, voltado para a seleção e contratação de 90 projetos artístico-culturais inéditos e não inéditos.
Com investimentos de mais de 3,298 milhões de reais, o edital se divide nas categorias teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e multilinguagem para obras inéditas, e literatura e circuitos de espetáculos teatrais adultos e para crianças para obras não inéditas.
Como nos anos anteriores, o edital estabelece que os 16 espetáculos de teatro adulto e para crianças não inéditos serão apresentados, ao longo de 2026, nos Teatros Firjan SESI em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé, além da unidade no bairro de Jacarepaguá, no Rio.
Já para os 11 projetos de literatura, que devem ser compostos por uma apresentação artística e uma oficina literária, a circulação será feita nas Escolas Firjan SESI localizadas em 11 localidades fluminenses.
Para obras inéditas, o edital estabelece que os 24 projetos selecionados de teatro, circo e dança contarão com mentoria online de profissionais renomados para execução dos projetos, além de participarem de mostras nos Teatros Firjan SESI de Jacarepaguá e Caxias, e no Futuros Arte e Tecnologia, no bairro do Flamengo, também no Rio.
No caso das obras inéditas de música, os 10 projetos serão selecionados a partir do histórico do artista ou banda, bem como pela proposta de música enviada, com a produção de videoclipes, que serão apresentados durante a Maratona de Música Firjan SESI, realizada no Teatro Firjan SESI, no centro do Rio.
Já para os 11 projetos selecionados em fotografia, o circuito engloba a participação dos trabalhos em uma exposição coletiva, com temática a ser definida, assim como o local e as unidades fluminenses da Firjan SESI.
“A modalidade Multilinguagem irá selecionar propostas prioritariamente do Norte e Noroeste Fluminense, que contemplem uma ou diversas linguagens artísticas, que passarão por uma capacitação em gestão e produção cultural no Teatro Campos dos Goytacazes. Os candidatos devem estar atentos a recursos de acessibilidade, que inclusive serão critérios de pontuação”, revelou a Firjan.
Gerente de Cultura e Artes da Firjan SESI, Antenor Oliveira explica que, entre as exigências do novo edital de 2025, está a de recursos de acessibilidade para obras não inéditas, e atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) para obras inéditas.
“Para 2025, algo importante sobre o edital é a exigência de recursos de acessibilidade para os projetos não inéditos. É fundamental que as produções pensem a respeito. Além disso, daremos pontuação extra para as produções inéditas que também prevejam o atendimento a pessoas com deficiência. Prezamos muito por isso, por projetos que estejam alinhados com nossos ideais de diversidade e inclusão”, detalhou Antenor Oliveira.
Para conferir o edital, com os valores de cada linguagem artística, prazos, e todos os detalhes do edital, basta acessar o site da Firjan, pelo do link, www.firjan.com.br/editaisculturais, lembrando que não serão aceitas inscrições por e-mail ou presencialmente.