
1º encontro dos médicos de Cabo Frio promove capacitação e ações futuras
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoveu, nesta quinta-feira (27), o 1º Encontro dos Médicos da Atenção Básica, com o objetivo de integrar os profissionais das 36 unidades municipais e alinhar as melhores estratégias para o atendimento. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá, no bairro Braga.
Com cerca de 80 médicos de família atuando nas 36 unidades de saúde, entre ESFs e UBSs, a Atenção Básica de Cabo Frio tem como prioridade ações primárias de saúde, buscando suprir as necessidades das localidades atendidas. Estas unidades, compostas por equipes multidisciplinares, desempenham um papel essencial no sistema de saúde municipal.
A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, destacou a importância do encontro: “Este evento é essencial para acolher os profissionais e agradecer pelo trabalho realizado nestes três meses de governo, em que enfrentamos muitos desafios. Encontramos um setor desorganizado, sem acesso ao básico para garantir a qualidade no atendimento. Estamos arrumando a casa e, sem o comprometimento dos profissionais, não teríamos conseguido avançar.”
O encontro também serviu para apresentar o planejamento de melhorias, incluindo:
– Climatização das unidades de saúde, com foco em salas de vacina, consultórios odontológicos e salas de curativo;
– Reforma de quase dez ESFs;
– Obras emergenciais, que começam na próxima semana, nas UBSs do Jardim Esperança, Botafogo e Parque Burle;
– Implantação de novos programas de saúde para melhorar o atendimento à população;
– Abertura de novo processo seletivo para a área da saúde.
Além de discutir as melhorias no setor, o evento contou com a capacitação sobre o tema “Diabetes na Atenção Básica”, ministrada pelo médico cardiologista Anderson Wilnes.
Nos próximos encontros, as equipes irão aprofundar temas como inserção de DIU e remoção de cerume impactado, técnicas frequentemente solicitadas na Atenção Básica.
“Estamos criando mais do que uma reunião. Queremos ouvir as dúvidas e sugestões dos profissionais para garantir excelência na Atenção Básica, que é a porta de entrada do paciente”, afirmou a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Sandra Rabelo.