Lideranças comunitárias lançam o site oficial da Semana da Favela 2025

Centenas de lideranças de favelas do Brasil e de ao menos 72 países em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) lançam hoje uma plataforma inédita que reunirá todas as atividades da Semana da Favela, realizada entre os dias 4 e 10 de novembro.

Mais do que valorizar a força de trabalho, a honestidade dos seus moradores o dia 04 de novembro reconhece a força, a resiliência e a contribuição desses habitantes que, mesmo diante de tantas desigualdades sociais, as favelas movimentam mais de R$ 300 bilhões por ano, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) substituiu de forma definitiva a nomenclatura “aglomerados subnormais” por favela. A decisão foi resultado de um seminário envolvendo todos os extratos sociais e econômicos brasileiros. Depois de anos de luta por esse reconhecimento a aceitação foi unânime, por estar vinculada à luta histórica de movimentos populares pelo
reconhecimento e pela identidade.

O Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro, mobiliza o território nacional e se transforma em um movimento de valorização da potência das favelas brasileiras. Importante ressaltar que não vamos comemorar a existência de favelas, mas enquanto não temos um projeto de habitação e Segurança que atenda essa necessidade de moradias dignas, essa data serve como dia de reflexões, reivindicações e por que não, de celebração pelas conquistas e soluções criadas até aqui. O dia da favela e a semana é um convite para reconhecer as nossas carências, mas também para revelar nossas potencias apesar de ser um lugar que é reconhecido como sobre sinônimo de exclusão.
 
Plataforma e Programação


No dia 4 de novembro, quando celebramos o Dia da Favela, terá início a Semana da Favela, uma jornada que conecta programações em escala nacional e internacional.

A plataforma tem como missão alinhar e integrar essa programação, funcionando como uma vitrine aberta das iniciativas que valorizem essas pessoas tão estigmatizadas, ações, eventos, passeatas entre outras agendas em cada estado, cidade e favela.

O calendário reunirá iniciativas diversas: grandes eventos, atividades comunitárias, rodas culturais, campeonatos esportivos, oficinas educativas, encontros religiosos, rodas de samba, festas de aniversário, concursos, gincanas escolares, ações sociais e apresentações musicais. Desde uma roda de capoeira organizada por moradores até grandes festivais, tudo poderá ser cadastrado nessa plataforma e ser encontrado pelos interessados. A ideia dar visibilidade no calendário oficial.

Com cobertura nacional em rádios, sites e TVs, cada cidade terá suas atividades destacadas, reforçando a potência criativa, econômica e cultural das favelas.

A novidade é que a plataforma também receberá cadastros internacionais. Estão confirmados países como: Angola, Argentina, França, Estados Unidos, Nigéria, Portugal, África do Sul, Venezuela, entre muitos outros. Ao todo já são mais de 70 nações conectadas à Semana da Favela. Será um momento único para reunir pautas nacionais e globais, integrando lideranças comunitárias, artistas, intelectuais e parceiros do Brasil e do mundo.
 
Favela é Potência

A Semana da Favela reafirma que as comunidades são espaços de inovação, resistência e cultura, consolidando o legado histórico da CUFA como organização transformadora, reconhecida mundialmente por sua atuação nos campos social, econômico e cultural.

“A Semana da Favela é um movimento global que une comunidades e parceiros em torno de um mesmo propósito: celebrar conquistas, dar visibilidade às lutas e mostrar ao Brasil e ao mundo que a favela é potência”, afirma KalyneLima, presidente da CUFA Brasil.
 
Homenagens e Personalidades

Ao longo dos anos, o dia da Favela já homenageou artistas e personalidades que representam a voz e a luta das periferias, como Zeca Pagodinho, Leci Brandão e Arlindo Cruz.

Em 2025, o nosso homenageado será o cantor Belo, em reconhecimento à sua trajetória marcada pela música popular que ecoa nas comunidades, pelos palcos de samba e pagode nascidos nas favelas e pela forma como sua arte se conecta ao cotidiano de milhões de brasileiros. Belo simboliza uma geração que encontrou na cultura caminhos de resistência, superação e identidade.
 
Objetivos da Semana da Favela

  • Promover ações culturais, artísticas e educativas nas comunidades.
  • Fortalecer o empreendedorismo local e a economia das favelas.
  • Homenagear personalidades que representam a luta e a voz das periferias.
  • Gerar visibilidade positiva sobre conquistas e desafios desses territórios.

Acesse o site e saiba mais.
Site: https://semanadafavela.com.br/

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *