
Tour histórico de Macaé explora a história do Farol Velho
O Walking Tour Macaé vem se consolidando como uma importante ferramenta de resgate e preservação da história do município. Na última etapa de março, realizada na sexta-feira (28) os participantes foram conduzidos a uma visita ao Farol Velho. Um dos cartões postais do município, ele foi criado para dar suporte às operações do Porto de Imbetiba, favorecendo o transporte de pessoas e escoamento da produção agrícola.
Também conhecido como Farolito, o Farol Velho remonta ao século XIX. Os participantes do passeio tiveram acesso a diversas histórias, entre elas a de sua construção em 1880. Os guias também mostraram a funcionalidade do Farol nos últimos anos, destacando sua importância para o desenvolvimento de Macaé.
Um dos objetivos do projeto é proporcionar aos macaenses e mesmo visitantes a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade. A resposta colhida até aqui tem sido bastante positiva.
“É uma oportunidade de descobrir a própria história, seja por quem nasceu ou por quem está morando há anos, inserido no contexto da cidade. Mostrando não só o Farol, mas sua relação com os 100 anos de ferrovia, e a história da navegação, bem antes da chegada da Petrobras”, destacou a guia responsável pelo projeto, Paloma Rosa.
O Walking Tour seguirá com a agenda em abril e irá visitar outro ponto histórico importantíssimo de Macaé que é o Solar dos Mellos. Durante o passeio, além de conhecer o espaço externo e interno, os visitantes poderão acessar fontes históricas como jornais e documentos.
A participação é gratuita, bastando apenas enviar e-mail para macaewt@gmail.com, com o nome completo e a data escolhida. Após a confirmação, receberão informações adicionais sobre o evento.
Veja a programação do Walking Tour em abril:
– Dia 04/04 às 9h30
– Dia 11/04 às 14h30
– Dia 25/04 às 9h30