
Saúde Bucal de Macaé soma mais de 140 mil atendimentos recentes em 2025
A Rede de Atenção à Saúde Bucal de Macaé segue em expansão e atingiu, nos últimos quatro meses, um total de 147.156 atendimentos odontológicos. Entre janeiro e abril, foram registrados 27.976 atendimentos básicos odontológicos; 4.502 atendimentos especializados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); 66.502 procedimentos preventivos, como aplicação de flúor e profilaxia; 46.926 procedimentos corretivos, como tratamento de canal, restaurações e próteses; 81 visitas domiciliares e 45 atendimentos em escolas municipais.
Com foco em um atendimento mais humanizado e eficaz, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Odontologia, implementou mudanças importantes no sistema de marcação de consultas. Desde 24 de abril, o agendamento deixou de ser feito por telefone e passou a ser realizado pelo Sistema de Regulação (SISREG).
Agora, o paciente pode se dirigir a qualquer Unidade de Saúde do município, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), para marcar sua consulta. Para isso, é necessário apresentar o Cartão SUS de Macaé e, no caso de especialidades, um encaminhamento médico.
O novo sistema permite que o agendamento seja feito para qualquer unidade, conforme a preferência do paciente e a disponibilidade de vagas. Já os retornos de tratamento são agendados diretamente na unidade após o atendimento inicial.
Os serviços odontológicos estão disponíveis em diversos pontos da rede pública, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), UBSs, ESFs e unidades similares. Para casos de urgência, os atendimentos funcionam 24 horas no: Pronto Socorro Odontológico (Centro); Pronto Socorro do Aeroporto (PSA); Hospital da Serra (HPMS).
Já os atendimentos especializados realizados no CEO incluem tratamentos em: Endodontia; Cirurgia bucomaxilofacial; Periodontia; Estomatologia; Prótese; Odontopediatria; Frenotomia (cirurgia da linguinha) e atendimento a pessoas com deficiência (adultos e crianças).
Pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção continuam sendo atendidos em casa. O agendamento para o atendimento domiciliar permanece via telefone, pelo número (22) 2762-0539, sem fila de espera.
A ampliação dos serviços e a modernização do agendamento reforçam o compromisso da Prefeitura de Macaé com uma saúde bucal acessível, resolutiva e de qualidade para toda a população.
A Coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt explica: “o objetivo é seguir com a proposta de oferecer um tratamento dentário específico, de maneira humanizada”, finalizou.