“Sardinha, Samba & Choro” chega a Macaé em abril com música e gastronomia

|

A programação cultural do próximo mês terá início em grande estilo em Macaé. De 4 a 6 de abril, a cidade irá receber o festival “Sardinha, Samba & Choro”. A proposta surgiu da iniciativa de reunir dois símbolos da cultura macaense que são a sardinha e o samba. Pratos especiais serão elaborados para o evento com preços a partir de R$ 25,00. Grupos musicais do gênero também irão se apresentar, abrilhantando ainda mais o espetáculo.

O evento será uma realização do Polo Gastronômico de Macaé e contará com apoio da Prefeitura de Macaé. A iniciativa visa também a cultura do município, que surgiu como uma colônia de pescadores e até hoje se destaque entre as cidades com maior volume de pescado capturado no Estado do Rio segundo dados da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

A abertura está marcada para a sexta-feira (4) de abril às 18h com a programação se estendendo até às 0h. No sábado (5), a programação acontece das 16h às 0h e, no domingo (6), das 12h às 18h. Todos os estabelecimentos associados ao Polo Gastronômico participam da organização do festival, que terá como convidados o Vicoli, o Ilhote, o Bom a Pampa, o Bali e o Yashi.  O ‘Sardinha, Samba & Choro’ contará com estandes de sobremesas com preços variados da Mirabolando, da Calebito, da Nuvem de Mel e da San Lorenzo. O público irá encontrar também bar de drinks, estandes de vinhos e das cervejarias da cidade.

“A sardinha é um ícone da culinária por ser saborosa, nutritiva e acessível ao público. O ‘Sardinha, Samba & Choro’ é uma oportunidade de enaltecer a cultura, a gastronomia e os talentos da nossa região.  O festival não apenas destaca a importância da pesca local, mas também impulsiona as vendas e promove o consumo sustentável dos produtos do mar, movimentando assim a economia pesqueira de várias formas. Iniciativas como o festival têm grande importância até mesmo na valorização da rica tradição pesqueira local”, ressalta o secretário de Pesca e Aquicultura, Lucas Jardim.

As atrações culturais já confirmadas são: na sexta-feira (4), às 19h, Hugo Dias Aula-Show Inaugural; às 19h40, o Grupo Escapulindo e, às 21h, o Grupo Biguá. No sábado (5), às 13h, Rubens (historiador) e os Chorões, com imersão na cultura e histórias de Macaé; às 15h, Honório Oliveira Aula-Show; às 16h30, Grupo Desata Nó; às 17h, Papo de Pescador com Walace, proprietário do tradicional bar Bico da Coruja, localizado na Piracema, e Renato Martins Aula-Show e, às 20h, Andréa Martins Banda convida Lita Lopes e Ellen Chaffin. No domingo (6), às 13h, haverá Rubens e os Chorões e, às 17h, Fábio Horácio Samba fechará a programação do festival. Os intervalos dos shows, todos os dias, serão animados pela Dj Jessica Ribeiro. O evento irá acontecer no trecho da orla dos Cavaleiros entre o Durval e o Zé Gastronomia.