
Rio das Ostras registra mais de 1.400 atendimentos em ação especial da Saúde
Realizado no último sábado, 23, o “Dia D da Saúde” superou as expectativas da Prefeitura de Rio das Ostras, com 1.419 atendimentos distribuídos pelas 9 unidades que abriram suas portas para a população no fim de semana.
Entre as unidades em funcionamento estiveram as unidades ESF de Cidade Praiana, Cidade Beira Mar, Recanto, Nova Cidade, Nova Esperança, Cláudio Ribeiro e Âncora, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Mariléa, e do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (NASCA), no Liberdade.
A ação contou com consultas médicas e de enfermagem, vacinas do calendário regular e contra a dengue e o HPV, avaliações de fisioterapia, atendimentos odontológicos e procedimentos, além de visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
“A iniciativa teve como objetivo ampliar as ações de cuidado em saúde garantindo que a população tenha acesso aos serviços essenciais, reduzir as listas de espera por atendimento, além do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, explicou o município.
Vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB) acredita que o “Dia D” foi um sucesso, com milhares de atendimentos que ampliaram o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que trabalham em horário comercial.
“Conseguimos mais de 1.400 atendimentos em um único dia e isso mostra que ações como essa permitem que a população possa fazer o atendimento ‘fora do horário’. Muitas trabalham o dia inteiro durante a semana e, no sábado, podem buscar esse atendimento nas unidades. Parabéns a todas as equipes que estiveram presentes no ‘Dia D’”, comemorou o Dr. Fábio Simões.
De acordo com a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo, a ação também serviu para reduzir a demanda reprimida e diminuir as filas e o tempo de espera de agendamentos da Saúde.
“Reconectamos a população aos serviços de Atenção Primária, promovendo a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. É possível inovar e fortalecer as ações da Atenção Primária em Saúde, garantindo que o cuidado chegue mais perto de cada cidadão”, afirmou Rosimeri Azevedo.
Para a diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Fernanda Peres, a ação ajudou a transformar a saúde, garantindo acessibilidade à toda população, com atenção especial para as mulheres do município.
“Reconhecemos que a baixa cobertura por Estratégia de Saúde da Família tem sido um desafio significativo. Desse modo, muitas pessoas, principalmente as trabalhadoras, que não conseguem cuidar da saúde durante a semana, puderam ser atendidas”, disse Fernanda Peres.