
Rio das Ostras prepara final de semana com gastronomia e grandes shows em julho
Em uma parceria inédita na cidade, a Prefeitura de Rio das Ostras, o Núcleo Gourmet, e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, promovem o 1º Festival Gastronômico de Rio das Ostras, junto com o Festival Sesc de Inverno.
O evento acontece entre os dias 24 e 27 de julho, na Lagoa de Iriry, em um espaço com toda estrutura para receber o público, oferecendo pratos especialmente criados para o festival, enquanto, ao lado, estará o palco montado para receber os shows de Vanessa da Mata no dia 26, de Paula Toller no dia 27.
“Nós vamos ter nos dias 26 e 27, na Lagoa de Iriry, Vanessa da Mata e Paula Toller. Vanessa da Mata retornando à nossa cidade, e Paula Toller, trazendo um repertório maravilhoso das músicas do Kid Abelha e suas músicas autorais”, confirmou o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres.
Além dos shows principais do Festival Sesc de Inverno, o super espaço do Festival Gastronômico terá ainda shows das bandas Jamz, com Paulo Moreira e Will Gordon, e SalDoce, formada pelo trio Brenda Luce, Fernanda Francis, e Mariana Eis.
“A gente traz os principais restaurantes da cidade, e estabelecimentos, no total, serão 16. Cafeterias, adega, cervejarias, restaurantes, muita comida boa, né, combinado com música boa. Então, vai ser a combinação perfeita”, comentou o presidente do Núcleo Gourmet, Allan Barros.
Segundo a organização, o festival contará com 16 expositores, incluindo restaurantes, hamburguerias, cafeterias, cervejarias e gelaterias, com o objetivo de fortalecer o setor gastronômico e atrair visitantes durante a baixa temporada.
Entre os exibidores confirmados, estão Delícias de Casa, Degusta, Fornella, Boteco Portuga, Paradiso, Rico e Bossa, Paiol Hamburgueria, Hanatake, Café Melanina, Madame Merlot, Trik Trik, além das cervejarias Paiol e Nova Estrela, e da San Lorenzo Gelateria, e de convidados do Polo Gastronômico de Macaé.
“Nossa proposta é valorizar os sabores locais e regionais, criando uma vitrine para os empreendedores da área de alimentos e bebidas, muitos deles afetados pela sazonalidade. Queremos que o Festival Gastronômico entre de vez para o calendário de eventos da cidade e se torne uma referência no interior fluminense”, completou Allan Barros.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro (DC), que também é dono do tradicional Trik Trik, o festival marca a união de esforços entre gastronomia e cultura, visando aumentar o fluxo turístico e gerar renda para diversos setores da cidade.
“Eventos como o Festival Gastronômico geram um efeito multiplicador: atraem visitantes, movimentam a rede hoteleira, impulsionam o comércio e dão visibilidade aos pequenos negócios. É uma forma eficiente de estimular a economia fora da alta temporada, com criatividade e parcerias”, avalia Rodrigo Peleteiro.