Rio das Ostras confirma postos de vacinação antirrábica para esse sábado, 18
A Prefeitura de Rio das Ostras segue avançando na campanha de vacinação antirrábica, que chega à 3ª etapa, depois de imunizar cerca de 12 mil animais de estimação, com postos de vacinação no Residencial Maria Turri, e no Shopping Plaza Rio das Ostras.
De acordo com dados divulgados pelo município nessa quarta-feira, 15, apenas no último sábado, 11, mais de 5,6 mil cães e gatos de estimação receberam as vacinas contra a raiva, sendo 4.467 cães e 1.259 gatos.
A 3ª etapa da campanha acontece nesse sábado, 18, no Residencial Maria Turri, que estará com uma equipe para vacinação das 9h às 16h, e no Shopping Plaza Rio das Ostras, com imunização das 12h às 18h.
Promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, a campanha visa combater a raiva, uma doença viral que ataca o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo cães, gatos, morcegos e humanos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença, que provoca uma inflamação no cérebro, tem letalidade estimada em aproximadamente 100% se não for tratada a tempo, e tendo como principal medida de prevenção a vacinação.
“Os proprietários devem levar seus animais para se imunizar, com idade acima de 3 meses, de forma adequada para garantir a proteção dos bichinhos. Os cachorros devem estar com guia e coleira, e os felinos, nas gaiolas próprias para deslocamento dos bichanos, lembrando que a vacina deve ser administrada anualmente”, explicou a prefeitura.
A doença é transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras, lembrando que a prevenção é crucial e inclui a vacinação de animais e humanos, com recomendação de procura imediata de um posto de saúde em caso de exposição ao vírus.
Entre os sintomas mais comuns da doença em cães e gatos estão agressividade, dificuldade de engolir, salivação excessiva, convulsões, paralisia e mudanças de comportamento, além de vocalizações anormais, paralisia e morte em poucos dias.
Já em humanos, os sintomas mais comuns incluem mal-estar geral, anorexia, náuseas, entorpecimento, inquietude, pequeno aumento de temperatura, dores de cabeça e garganta, irritabilidade e sensação de angústia, podendo progredir para febre, delírios, convulsões e espasmos musculares involuntários e generalizados.