Projeto Cinema no Solar traz mostra de filmes premiados em Macaé
Macaé segue com atrações culturais visando agradar aos mais variados tipos de públicos. Como já é tradição no município, toda quarta-feira é realizado o Cinema no Solar. Agora em abril o projeto está apresentando o ciclo “Distopias Brasileiras”, exibindo produções nacionais que retratam futuros alternativos e reflexões sobre a sociedade.
De acordo com os organizadores, as sessões são exibidas sempre as quartas-feiras, às 19h. A entrada é gratuita. Nesta semana foi exibido o filme “Uma História de Amor e Fúria (2013). Dirigido por Luiz Bolognesi, a animação premiada acompanha um homem de quase 600 anos que atravessa diferentes períodos da história do Brasil, em busca da ressurreição de sua amada Janaína. O protagonista enfrenta batalhas indígenas, a Balaiada, a ditadura militar e uma guerra pela água em 2096.
O projeto visa apresentar filmes de grande impacto no cinema nacional. “O cinema brasileiro de ficção científica insistiu em sobreviver numa atmosfera rarefeita, e agora já não é tão fácil negar sua existência. São brasileiros produzindo ficção científica no cinema e na televisão, na literatura e quadrinhos, no teatro, na web e nos videogames, à revelia do obscurantismo do mercado interno de bens culturais”, afirmou Gerson Dudus, curador do projeto.
O Cinema no Solar vai apresentar ainda mais dois filmes esse mês. São eles: Divino Amor (2019), que será exibido no dia 09/04. E Medida Provisória (2022) no dia 30 de abril.
Divino Amor apresenta um Brasil futurista, onde a fé e a burocracia caminham juntas. A história segue Joana, uma devota religiosa que trabalha auxiliando casais em crise, mas se vê confrontada por uma revelação inesperada. Já Medida Provisória traz uma narrativa impactante onde o governo brasileiro decide enviar cidadãos negros para a África como forma de reparação histórica, desencadeando resistência e luta pela identidade.
O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.