
Programa da Embratur busca impulsionar turismo e conta com participação de Macaé
Macaé esteve entre os 13 municípios da Região Costa do Sol que marcaram presença no lançamento do Programa Novas Rotas, promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O evento foi realizado em Búzios e reuniu representantes de diversas cidades com potencial turístico.
A iniciativa tem como foco a internacionalização de destinos brasileiros fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor. A proposta é impulsionar o desenvolvimento de regiões situadas próximas a locais já consolidados no turismo internacional, criando novos roteiros temáticos e incentivando a permanência prolongada de visitantes estrangeiros no país.
Além de fortalecer a cadeia produtiva do turismo, o programa busca estimular o consumo local, gerar empregos e promover uma distribuição mais equilibrada do fluxo turístico pelo território nacional.
“Temos um turismo de negócios consolidado, mas estamos avançando no turismo de lazer. Essa iniciativa de regionalização é fundamental. Vivemos um momento ímpar e temos que aproveitar a oportunidade que esse cenário favorável nos dá. A hora para o turismo avançar muito mais em Macaé e em toda a região é exatamente agora”, afirmou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, presente ao lançamento.
“Cada município tem os seus atrativos e as suas peculiaridades, mas é muito importante divulgarmos a região como um todo. A Costa do Sol é a região turística mais forte do Estado do Rio de Janeiro em termos de cidades com alta categorização turística. Minha sugestão é criarmos uma feira turística na Costa do Sol para a divulgação da própria região”, salientou o Secretário Municipal de Turismo de Macaé, Leo Anderson, que também participou do evento.
“Queremos revelar novas culturas e experiências de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Também estiveram presentes os prefeitos de Búzios, Alexandre Martins; de Araruama, Daniela Soares; de Arraial do Cabo, Marcelo Magno; de Casimiro de Abreu, Ramon Dias; de Carapebus, Bernard Tavares; de Iguaba, Fabinho Costa; de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; e de Quissamã, Marcelo Batista, além de Secretários de Turismo de Maricá, Saquarema e Cabo Frio.
‘Programa Novas Rotas’
O lançamento oficial do “Programa Novas Rotas” marcou o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. As cidades serão divididas em dois polos para o início da capacitação, previsto para junho.
O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.