Prefeitura de Silva Jardim realiza Aulão Lilás em vários pontos da cidade durante o Mês da Mulher

|

A Prefeitura de Silva Jardim promove, nesse mês de março, considerado o Mês da Mulher, por abrigar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, diversas atividades voltadas para o público feminino do município.

Entre elas estão as atividades do Aulão Lilás, promovidas pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, que faz alusão à campanha Março Lilás, de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, e que conta com professores e professoras que auxiliam na prática de atividades físicas.

“Esse mês, nossas aulas fazem alusão ao Março Lilás. Durante os exercícios, enfatizamos a importância da prevenção e incentivamos a boa forma como forma de manter uma boa saúde”, explicou um dos professores das atividades, Marcos Palma.

Com duração de 30 minutos, as aulas de ginástica são gratuitas e acontecem na parte da manhã, com algumas na parte da noite, nas Academias da Saúde nos bairros Cidade Nova, Varginha, Boqueirão, e Coqueiro, e nos postos do Caxito e do Centro.

Na Academia da Saúde Cidade Nova, as aulas acontecem às segundas e quartas, às 7h30 e às 9h30; na Academia da Saúde Varginha, as atividades são às terças e quintas, às 8h, e às quintas, na parte da noite, às 18h; na Academia da Saúde Boqueirão, às segundas e quartas, às 8h e às 18h30; na Academia da Saúde Coqueiro, às terças e quintas, às 8h e às 18h30; no Posto do Centro, às quartas e quintas, às 17h30; e no Posto do Caxito, às quartas e sextas, às 8h.

Segundo a prefeitura, as atividades oferecem variados exercícios físicos, além de informações sobre os cuidados contra a doença que é o 3º tumor maligno mais frequente na população feminina brasileira, e a 4ª maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Causado por infecção resultante de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), o câncer de colo de útero pode ser prevenido através de exames Papanicolau, que ajudam a identificar a presença do vírus e de lesões pré-cancerígenas, além de serem curáveis na quase totalidade dos casos.