Prefeitura de Silva Jardim busca inovação para melhorar serviços para a população
A Prefeitura de Silva Jardim faz parte de uma lista de mais de 500 prefeituras em todo o país inscritas em um programa gratuito da empresa Serpro, uma das mais importantes no mercado de Tecnologia da Informação (TI) para o setor público.
Lançado em fevereiro desse ano, o programa “Prefeitura +Digital” oferece, gratuitamente, soluções completas em serviços digitais, comunicação e segurança de dados para municípios brasileiros com até 30 mil habitantes.
Segundo a página da empresa, a iniciativa já conta com mais de 500 prefeituras inscritas, sendo que 24 formalizaram contratos de adesão e 18 já utilizam ativamente pelo menos uma das ferramentas disponíveis.
E Silva Jardim está entre as 18 que cidades que já ativaram e estão usufruindo de algumas das soluções digitais oferecidas pelo programa, que é dividido em 3 eixos, voltados para serviços digitais, comunicação e segurança.
“O balanço desses primeiros meses da campanha mostra claramente o potencial e a relevância do programa para as pequenas cidades brasileiras. Cada adesão representa um passo significativo rumo a uma gestão pública mais eficiente, transparente e próxima ao cidadão”, explicou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Além de Silva Jardim, a única cidade fluminense entre as 18 que já utilizam os serviços, estão ainda as cidades de Ibotirama, Itapebi e Sebastião Laranjeira, na Bahia (BA); Várzea, no Rio Grande do Norte (RN); Propriá, em Sergipe (SE); Dois Irmãos do Buriti, no Mato Grosso do Sul (MS); Mirassol d’Oeste, no Mato Grosso (MT); Rio Doce, em Minas Gerais (MG); Jerônimo Monteiro, no Espírito Santo (ES); Cunha e Terra Roxa, em São Paulo (SP); Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul (RS); Turvo, no Paraná (PR); e Iporã do Oeste, Abdon Batista, Ilhota e São Matinho, em Santa Catarina (SC).
Sobre os 3 eixos, o Serpro explica que no eixo de serviços digitais, as soluções são voltadas para o site do Ministério das Cidades (www.gov.br/cidades), que conecta cidadãos às prefeituras, permitindo agendamentos e consultas online, reduzindo atendimentos presenciais e otimizando a gestão.
No eixo de comunicação, o Serpro+ oferece armazenamento, comunicação e streaming em nuvem, enquanto o Wan+ garante conectividade segura às aplicações nos datacenters do Serpro.
Já no eixo de segurança, a empresa oferece o Neosigner e o SerproID, que possibilitam assinaturas digitais com criptografia e trilha de auditoria, tecnologias que impulsionam a transformação digital e ampliam o acesso aos serviços públicos.
Segundo a empresa, as inscrições estão abertas até o próximo dia 30 de abril para os municípios brasileiros com até 30 mil habitantes, e após a adesão, as prefeituras terão um período de até 3 meses para ativar as ferramentas digitais oferecidas gratuitamente pelo Serpro por até 24 meses.
“Para participar do programa, as prefeituras devem acessar a página do Prefeitura +Digital e preencher o formulário disponível. Em seguida, receberão por e-mail todas as orientações necessárias para iniciar o processo de transformação digital no município. Não perca essa oportunidade: a transformação digital do seu município pode começar agora!”, completa o Serpro.