Prefeito de Rio das Ostras participa de Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

|

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), marcou presença nessa terça-feira, 8, na IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que reuniu estudantes e professores da rede pública municipal.

O encontro, que aconteceu na sede do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), na Extensão do Bosque, debateu temas como a justiça climática e a conscientização ambiental, ouvindo reivindicações dos estudantes do município.

“Ver essa geração reunida, debatendo temas tão importantes, me deu ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. Porque quando damos espaço para que os jovens participem, ouçam e sejam ouvidos, plantamos as sementes de um futuro mais justo, mais humano, mais conectado com a vida. Saí dali renovado. Com a alma cheia de esperança e o coração grato por viver esse momento ao lado de quem vai transformar o amanhã com atitude, respeito e amor pela nossa cidade e pelo planeta”, escreveu Carlos Augusto nas suas redes sociais.

Durante o evento, que contou com a participação de alunos de 9 escolas da rede pública municipal, foram apresentados projetos voltados para a cidadania ambiental, criados a partir da mobilização dos estudantes, escolas e moradores, propondo soluções para os desafios ambientais vivenciados em cada comunidade.

Entre os temas abordados nos projetos estiveram horta sustentável, racismo ambiental, soluções tecnológicas para emissão de carbono, tratamento de valões, desmatamento e unidades de conservação ambiental.

Atento às propostas dos alunos, o prefeito falou sobre a importância do engajamento dos jovens na busca cidadã por melhorias ambientais, reforçando a importância de ouvir os estudantes e as comunidades que vivem seus problemas no dia a dia.

“Este é um momento de ouvir os alunos da rede [pública] municipal, que são o presente e o futuro da nossa cidade, sobre como poder público pode participar ainda mais, junto com a sociedade, para tornar o mundo mais preservado, mais justo e equânime”, avaliou Carlos Augusto.

Em sua participação na conferência, o prefeito também realizou uma dinâmica com os estudantes, que puderam fazer perguntas, expor ideias e reivindicar ações ao chefe do Executivo, com a elaboração de cartas entregues diretamente ao prefeito, com as perspectivas de escolas e de cidades mais sustentáveis.

Além do prefeito, representaram o Executivo na conferência a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, e a primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública, que levou 2 veículos elétricos da frota da Guarda Municipal para apresentar aos estudantes.

Ao fim do evento, os participantes também elegeram os 2 alunos que serão os delegados, titular e suplente, e o projeto que irá representar Rio das Ostras na Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Na eleição dos delegados, foram eleitos o titular, Jean Henriques, de 13 anos, da Escola Municipal Francisco de Assis, do Parque Zabulão, e a suplente, Júlia de Souza, de 14 anos, do Colégio Municipal Professora América Abdalla, do Nova Esperança.

Já o trabalho eleito foi o Projeto TransformAção, feito por alunos do 6° ano da Escola Municipal Rocha Leão, que identificou que um valão da localidade é, na verdade, o Rio Purgatório, um afluente da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.

“O projeto apresenta soluções possíveis para reverter a atual situação daquele corpo hídrico a sua forma original, de rio limpo e cristalino, como reflorestamento agroecológico de suas margens, despoluição e ações de Educação Ambiental”, explicou a prefeitura.




00:00
00:00