Partido de Welberth e Bernard consolida força na região após eleições municipais
Com o fim das eleições municipais nesse domingo, 6, as cidades da região conheceram seus prefeitos e vereadores para o próximo mandato, que começa no próximo dia 1 de janeiro de 2025, trazendo mudanças para o cenário político da região.
Depois das urnas apuradas nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e Silva Jardim, os eleitores deixaram claros desejos distinto em relação ao Executivo e ao Legislativo.
Das 9 cidades da região, em apenas duas, Cabo Frio e Rio das Ostras, o candidato do atual governo não foi eleito, mostrando que, na maioria das cidades, a população está contente com o trabalho realizado na gestão pública.
Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado foi derrotada por Dr. Serginho (PL), que venceu com sobras (69,19% a 23,95%), e, em Rio das Ostras, o presidente da Câmara, Maurício BM (UNIÃO), candidato do prefeito Marcelino da Farmácia (PV), foi derrotado pelo ex-prefeito Carlos Augusto (PL), por 52,33% a 35,82%.
Além das 5 reeleições, de Marcelo Magno (PL) em Arraial, Bernard Tavares (CIDADANIA) em Carapebus, Valmir Lessa (CIDADANIA) em Macabu, Welberth Rezende (CIDADANIA) em Macaé, e Maira Figueiredo (MDB) em Silva Jardim, venceram também os atuais vices, Fabinho (CIDADANIA) em Iguaba, e Marcelo Batista (PP) em Quissamã.
Se no Executivo, o cenário é de continuidade, no Legislativo, a população votou por mudanças, com apenas 45 vereadores sendo reeleitos de um total de 107 cadeiras das câmaras municipais somando essas 9 cidades, uma renovação de 57,94%.
A maior renovação aconteceu em Silva Jardim, onde apenas 1 dos 9 vereadores que venceram as eleições em 2020 conseguiu renovar o mandato nessas eleições, representando uma renovação de 88,89% da Câmara Municipal.
Já a maior continuidade aconteceu na Câmara de Macaé, onde 9 dos 17 vereadores foram reeleitos, embora 1 deles não tenha vencido as eleições de 2020, que foi o caso de Paulista (SOLIDARIEDADE), que assumiu a vaga depois do falecimento de Thales Coutinho (PODE), vítima do coronavírus, em julho de 2021.
Cenário partidário
Outra mudança decorrida do resultado dessas eleições municipais foi o crescimento da influência de alguns partidos em detrimento de outros que tinham conseguido números expressivos após a apuração das urnas nas eleições de 2020.
O principal deles foi o CIDADANIA, que dobrou o número de prefeitos eleitos esse ano em relação às últimas eleições municipais, saindo de 2 prefeitos em 2020 para 4 em 2024, Welberth Rezende, Bernard Tavares, Valmir Lessa e Fabinho.
Logo atrás aparece o PL, que venceu em 3 cidades da região, com Dr. Serginho, Carlos Augusto e Marcelo Magno. Completam a lista o PP, com Marcelo Batista, e o MDB, com Maira Figueiredo, a única mulher na lista.
O cenário de 2 partidos concentrando o poder em 9 cidades da região em 2024 é muito diferente do cenário de 2020, quando apenas o CIDADANIA tinha mais de 1 prefeito na região, que teve, naquela época, 8 partidos diferentes no comando de 9 cidades, mesmo depois das eleições suplementares de Carapebus e Silva Jardim, em 2021.
O CIDADANIA também foi o grande vencedor das eleições no Legislativo na região, saltando de 8 vereadores em 2020 para 21 parlamentares em 2024, sendo 7 só em Macaé, e não conseguindo cadeiras apenas em Cabo Frio, Quissamã e Silva Jardim.
Em seguida, aparecem PL e MDB, que também tinham feito 8 cadeiras no Legislativo em 2020 e, em 2024, conseguiram eleger, respectivamente, 14 e 12 vereadores somando as 9 cidades da região, à frente do PP, que saltou de 6 em 2020 para 11 em 2024.
Líder no número de vereadores na região em 2020, com 10, o REPUBLICANOS aparece com 8, logo atrás do SOLIDARIEDADE, que tinha apenas 3 em 2020 e saltou para 10 em 2024, e empatado com o UNIÃO, que também elegeu 8 vereadores nessas eleições municipais.
Apesar de ser resultado da fusão de PSL e DEM, que juntos somaram 11 cadeiras legislativas na região em 2020, o novo partido, além de ver o número de vereadores cair em 2024, ainda perdeu as 3 eleições que disputou para a prefeitura na região esse ano, em Arraial, Carapebus e Rio das Ostras.
Enquanto alguns partidos desapareceram dos legislativos da região, como o DC, que tinha 6 vereadores em 2020, e a dupla PTB e PATRIOTA, que juntos fizeram 5 vereadores em 2020, antes da fusão para PRD, atualmente sem nenhum, outros voltaram a aparecer depois de 4 anos sem cadeiras no Legislativo, como o PT, que fez 2 vereadores, e o PSB e o AGIR, que também elegeram 1 vereador cada.