Parceria com o Estado ajuda a trazer benefícios para os artesãos de Rio das Ostras

|

A Biblioteca Municipal Íris Galvão, em Rio das Ostras, foi palco, nessa quarta-feira, 15, de uma solenidade em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, para a entrega da Carteira Nacional do Artesão (CNA) para 105 profissionais da cidade.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca (PP), além da primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC), e da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), Rosemarie Teixeira.

A entrega das Carteiras garante aos profissionais a inclusão no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal, além de acesso a diversos benefícios e políticas públicas voltadas para o setor.

Para a primeira-dama e secretária de Gestão Pública, a atuação conjunta de diferentes pastas municipais reforça o compromisso do governo com ações integradas em favor do setor do artesanato, unindo cultura e economia.

“Ninguém consegue trabalhar sozinho e essa junção de esforços permite desenvolver políticas públicas voltadas para o cidadão. A valorização do artesanato tem possibilitado a geração de renda e a profissionalização de muitos munícipes”, afirmou Márcia Almeida.

Ao agradecer o apoio do Estado ao artesanato, a presidente da Froc lembrou que a mentoria artística realizada pela entidade tem permitido que os produtos artesanais de Rio das Ostras tenham identidade cultural.

Segundo o secretário estadual de Turismo, a parceria com o coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Marcel Vasconcelos, o Cecel, presente na solenidade, ampliou o número de artesãos registrados nos municípios fluminenses, que saltou de 9 mil para 25 mil, um crescimento de mais de 177% desde 2020.

O secretário estadual lembrou ainda do lançamento do Expo Rio Turismo, em 2022, durante sua gestão no comando da pasta, e que contou com um representativo grupo de artesãos de Rio das Ostras na edição de 2025, realizada em junho, no Complexo Lagoon, no Rio.

“Achei muito significativo realizar essa solenidade de hoje na Biblioteca Municipal, o que mostra que o Turismo e a Cultura devem caminhar lado a lado. Desde o meu 1º encontro com o prefeito Carlos Augusto (PL), ele pediu o nosso apoio para o artesanato riostrense. Com a entrega das Carteiras, estamos dando mais um passo para isso. A nossa meta é criar uma política consistente para o artesanato estadual”, contou Gustavo Tutuca.

Artesã há mais de duas décadas, Raimunda Severina Leal, de 81 anos, mais conhecida como Dona Menininha, recebeu o documento pela 1ª vez, e não escondeu a felicidade pelo reconhecimento do trabalho realizado na cidade.

“Exponho meus produtos no Quiosque do Artesão, em Costazul. Faço de tudo, patchwork, macramê, bolsas, peças com ponto de cruz e muita costura. Sou costureira a vida toda. Neste ano, recebi a Carteira Municipal e agora vou ter a Nacional”, declarou Dona Menininha.

Quem também celebrou a conquista foi Raquel Guimarães, que começou a trabalhar com brinquedos de feltro, laços de cabelo e patchwork há pouco mais de 5 anos, comercializando seus produtos pela internet e em uma loja colaborativa.

“Com a Carteira Nacional, vou poder participar de feiras e outros eventos, além de ter desconto para compra dos produtos em algumas lojas. É uma forma de mostrar que sou uma artesã profissional”, comemorou Raquel Guimarães.

Além dos gestores estaduais e municipais, também participaram do evento o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio (RioTur), Sergio Ricardo de Almeida, e o vereador Rafa Ulrick (PP), relator da Comissão de Cultura da Câmara Municipal.   




00:00
00:00