Nova Clínica do Autista em Macaé busca ampliar atendimento especializado a crianças com TEA

|

Macaé inaugurou na manhã desta segunda-feira (31) a tão aguardada Clínica do Autista. A iniciativa faz parte do planejamento do governo municipal de atender a crianças de 2 a 11 que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer também atendimento e apoio aos familiares.

A clínica fica na Rua João Cupertino, nº 157, Centro. O espaço irá funcionar das 8h às 17h nessa primeira fase, ofertando diversos tipos de atendimentos. Dentre eles podemos destacar uma equipe multidisciplinar composta por médico especialista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista.

Presenta na inauguração, o prefeito Welberth aproveitou a oportunidade para dar um recado importante do governo municipal aos macaenses.

“Que Macaé seja também além dos negócios, do desenvolvimento econômico, a maior produtora de gado confinado e de grãos do estado, seja também a cidade da pessoa com deficiência, da inclusão e também das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esse é apenas o início”, disse o prefeito.

Outro fator importante é que a clínica irá contar com um espaço voltado para a interação, com o objetivo de estimular a comunicação e fala aos pacientes assistidos. É importante frisar também que Macaé já recebeu o 1º Censo Municipal para as Pessoas com Deficiência. Nele, foi destacado que as crianças com Transtorno do Espectro Autista de 2 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias estão em maior número (idade de atendimento da clínica), o que reforçou a necessidade da criação de uma unidade especializada para os atendimentos deste público.

De acordo com a Secretária Adjunta de Atenção Básica de Macaé, Simone Sales, o atendimento será inicialmente para pacientes que estão na fila de espera. ”Pensando no contexto familiar, a equipe da Clínica do Autismo fará o acolhimento das famílias que poderão participar dos grupos de orientações parentais. Atualmente, já existe uma demanda reprimida nos dispositivos de saúde que serão acolhidos nesse primeiro momento. Para o atendimento, a  equipe fará contato telefônico com essas famílias. Além disso, novas famílias poderão ser acolhidas nessa nova unidade de saúde”, finalizou.