
Macaé terá segurança reforçada durante o Carnaval e esquema especial nos dias de folia
Foi realizada na tarde desta sexta-feira (28) uma reunião entre a Prefeitura e a Secretaria de Ordem Pública. O objetivo foi garantir a segurança durante o período de Carnaval. E para que isso aconteça serão realizadas diversas ações no município. Entre elas está o aumento de 50% do contingente de agentes de segurança em todos os dias de folia. A Patrulha Maria da Penha também irá realizar um trabalho especial no período.
“Fizemos uma reunião que eu julgo ser muito importante para que possamos avançar com o Carnaval que é a questão da segurança pública. Discutimos todos os detalhes para que tenhamos em Macaé um Carnaval muito seguro em todos os pontos. Nós teremos seis pontos fixos e dois itinerantes. Então serão oito pontos em Macaé e estamos tratando com todo o cuidado”, disse o prefeito.
Outros serviços também estarão ativos, como o ‘190 Integrado’, da PMRJ, e do ‘153 Cidadão’, da Guarda Municipal e da Patrulha Maria da Penha, a patrulha vai dispor os seguintes contatos: (22) 99104-6093 (WhatsApp), 0800-282-2108 e (22) 2796-1328. O atendimento será 24h.
“Realizamos diversas reuniões durante o mês de fevereiro junto às secretarias de Cultura e de Turismo para atendermos as demandas do ‘Carnaval da Alegria 2005’, para a família e mais seguro. Nos reunimos também com os órgãos estaduais: Polícia Militar, Polícia Civil e Segurança Presente. Quanto à Secretaria de Ordem Pública de Macaé, nós teremos um acréscimo de 50% no total do efetivo diário da Guarda Municipal. O total de agentes de segurança empregados por dia de Carnaval no município irá passar de 300, contando, além da Ordem Pública, com Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Segurança Presente e com o Programa Estadual de Integração na Segurança o (Proes)”, disse o Secretário Adjunto de Segurança de Macaé, Major Tales Borges.
A campanha ‘Esse problema também é meu’, lançada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com a Patrulha Maria da Penha, conscientizará frequentadores de bares, restaurantes e hotéis de Macaé para atuarem no combate à importunação e à violência contra a mulher e na divulgação dos canais de proteção. “Durante todo o Carnaval, haverá um trabalho especial de conscientização da Patrulha Maria da Penha para se evitar o homem agressor e também para as mulheres se sentirem acolhidas”, ressalta o secretário.
Ele também recomenda que os responsáveis por crianças as identifiquem com etiqueta com nome e contato e que grupos delimitem, no local do evento, pontos de encontro com familiares, preferencialmente referências da polícia, ou de serviços públicos do Município.
“Nós também reforçamos a saúde para não deixar faltar nada em Macaé. Tanto nos hospitais, nos postos de saúde quanto também para os foliões. E também a mobilidade cuidando do trânsito e do transporte, a Defesa Civil trabalhando, a Secretaria da Mulher. Todas as secretarias vão estar trabalhando para dar conforto e garantir que seja um Carnaval de muito sucesso”, encerrou o prefeito.