
Macaé promove campanha para reforçar importância da doação de sangue
Com a chegada do mês de junho, o poder público de Macaé lançou no município a campanha Junho Vermelho. A ação tem como objetivo incentivar a doação de sangue e também informar a população sobre a importância desse ato que pode salvar vidas. A programação será realizada ao longo do mês, tendo como ápice o dia 28 de junho, dia D da campanha.
O poder público informa também que no dia D da campanha. A sede do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé estará funcionando com horário ampliado, das 7h30 às 17h. Também serão realizadas palestras e outras ações em pontos específicos do município, sempre reforçando a importância da doação voluntária.
Existe uma preocupação maior nesse período devido às férias escolares e as baixas temperaturas, período em que naturalmente o volume de doações costuma cair bastante. É o que explica a assistente social Karla Ferreira Barbosa.
“É sempre importante manter nossos estoques. Doar sangue é um ato nobre e salva vidas. Esse trabalho pode ser feito todos os dias. Não é necessário esperar o Dia D para doar”, defende Karla.
Quem quiser ser um doador precisa estar atento aos pré-requisitos: ter mais que 50 kg; não ter feito piercing, tatuagem, colonoscopia ou endoscopia nos últimos seis meses; ter entre 16 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A partir dos 60 anos só pode doar sangue quem fez uma doação ao longo da vida e dos 16 aos 18 anos é necessário o consentimento do responsável; ter tido ao menos 6 horas de sono na noite que antecede a doação; estar alimentando e não ter ingerido alimentos gordurosos em até 4 horas antes da doação.
A doação de sangue, em Macaé, também pode ser agendada de forma online online, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br ), na aba “Doe Sangue”. O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação. O telefone para contato é (22) 2796-1756.
O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé funciona na Rua Dr. Bueno, n°40, no Centro. O horário de coleta é: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto feriado). A pessoa deve levar documento oficial de identificação com foto.