Macaé mantém liderança regional na geração de empregos, ficando atrás apenas da capital
Macaé segue com papel de destaque na região quando o assunto é a geração de empregos. O município aparece já há alguns meses na liderança do ranking de empregos formais do Estado, atrás apenas da capital. Até setembro, a cidade acumulava 6.762 novos postos de trabalho criados ao longo deste ano. Os números constam no último levantamento divulgado pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial/Portaria Seprt 1.127/2019 – Novo Caged).
Ainda de acordo com o levantamento, Macaé criou 1.448 oportunidades de trabalho em setembro. O município mais próximo foi Duque de Caxias, com 1344 vagas preenchidas no mesmo período. O resultado conquistado por Macaé em setembro foi maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Em 2023, foram 1.081 vagas preenchidas. Os números superam também o melhor mês de 2024, em março, quando a cidade teve 1.229 novas vagas.
Boa parte desses números podem ser atribuídos a política de desburocratização praticada pelo poder público municipal. A prefeitura investiu na construção de um diálogo próximo dos setores produtivos locais, propiciando um ambiente mais favorável aos negócios.
“Alcançamos mais de 35 mil vagas de emprego, fruto de muito diálogo e ação da gestão junto ao ambiente de negócios, o ambiente produtivo. Demos oportunidades para nossas empresas se desenvolverem e as novas empresas chegarem. Assim, geramos a abertura de novos postos de trabalho”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.
De acordo com a recente estatística, foram abertas 601 novas vagas na indústria, 521 em serviços, 256 no comércio, 64 na construção e 6 na agropecuária. As atividades de apoio à extração de minerais e de petróleo e gás avançaram 307 postos no total. Também são destaque os setores de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 275 vagas, seguido do segmento de alojamento, com 181.
E seguindo com essa linha de geração de empregos, a Central do Trabalhador divulga toda semana uma relação com as vagas disponíveis na cidade. E agora a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda divulgou que Macaé está com 431 oportunidades em aberto. A criação desse canal entre empregadores e empregados também é um dos fatores apontados para o sucesso na geração de postos de trabalho na região.