Firjan SENAI Macaé conquista medalha de ouro na etapa estadual da WorldSkills com Daiana Victória

|

Uma estudante de Macaé se destacou durante a Etapa Estadual da WorldSkills 2025, competição que também é conhecida como Olimpíada do Conhecimento. Aluna da Firjan SENAI Macaé, Daiana Victória Fraga Figueiredo, de apenas 17 anos, faturou a medalha de ouro no evento na categoria soldagem.

O evento foi realizado de forma simultânea em cinco unidades da federação no estado de 25 a 28 de março. A etapa reuniu jovens talentos de diversas áreas. Além de competirem entre si, eles também disputaram a chance de representar o Brasil na WorldSkills Internacional de 2026, em Shangai, na China.

Com a conquista, Daiana Victória passa a ser uma inspiração para outras alunas de Macaé e do estado como um todo.

“Sendo uma mulher negra, eu tenho muito a comemorar pela conquista desse espaço e espero que sirva de inspiração para que outras mulheres alcancem setores tradicionalmente masculinos nas áreas do conhecimento e no mercado de trabalho”, ressaltou Daiana, que iniciou a sua trajetória na unidade de Macaé aos 15 anos, e integrou o curso de Soldagem do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras.

Durante os quatro dias do evento mais de 300 alunos enfrentaram desafios que simularam o dia a dia da indústria em áreas como Tecnologia de Fabricação e Engenharia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Construção e Tecnologia de Edificações, Transporte e Logística e Artes Criativas e Moda, mas a preparação começou muito antes da Etapa Estadual, com meses de estudos intensivos, acompanhamento técnico e pedagógico, os competidores foram avaliados pela excelência de suas modalidades, em provas que exigiram habilidades técnicas e rápidas tomadas de decisão.

“Competições como a WorldSkills reúnem as melhores tecnologias, profissionais e treinadores, estabelecendo um patamar ideal de desempenho. Elas servem de inspiração tanto para os profissionais quanto para a indústria, sinalizando caminhos para a inovação e o investimento conforme o posicionamento de mercado”, afirmou Vinicius Carvalho Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan.