
Evento para convidados nessa sexta, 28, lança oficialmente o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2025
A Prefeitura de Rio das Ostras promove, nessa sexta-feira, 28, um evento de lançamento oficial do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2025, que acontece entre 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, com uma cerimônia de abertura para convidados no Teatro Municipal Joel Barcellos.
O evento, que começa a partir das 18h30, contará com um coquetel de recepção, tendo a abertura às 19h, que deve contar com a presença do prefeito Carlos Augusto (PL) e do produtor Stenio Mattos, além de outras autoridades.
Na programação consta ainda a exibição do documentário “Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 anos de Rio das Ostras Jazz & Blues Festival”, que reúne depoimentos de artistas nacionais e internacionais, produtores e personalidades importantes do evento.
Com direção de Cezar Fernandes e produção executiva de Paulo Moreira, ambos diretores da produtora que, desde 2020, realiza a cobertura oficial do evento, o documentário tem previsão de exibição às 19h30.
Depois do filme, a programação prevê um painel às 21h, com o título “Um Olhar para o Futuro: Desafios e Oportunidades para o Maior Festival de Jazz & Blues da América Latina”, que discutirá os caminhos para o futuro do evento.
Documentário – Além da exibição no evento de lançamento do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2025, o filme que conta a história do maior festival de jazz e blues da América Latina também terá exibição pública, às 19h desse sábado, 29, na Concha Acústica, em frente à sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC).
Segundo a produção, o documentário resgata momentos marcantes com 30 entrevistas inéditas de artistas, produtores e realizadores que ajudaram a colocar a cidade no cenário nacional e internacional da música.
“A produção lançou mão de imagens de arquivo e registros inéditos dos bastidores e shows, que ilustram os desafios e conquistas ao longo de duas décadas. O filme é um registro que mantém a memória cultural e preserva a história do município”, afirma a produção.
“Reunir o material para produção de um documentário sobre o Rio das Ostras Jazz e Blues Festival é uma oportunidade única de reviver histórias fantásticas desses quase 20 anos de cobertura fotográfica que faço do evento, além de conhecer novas histórias contadas pelos personagens que reunimos durante as gravações. São essas histórias que nos mostram o porquê do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival ser o maior e mais importante evento do gênero na América Latina”, contou o diretor do filme, Cezar Fernandes.
Para o produtor Paulo Moreira, que já viveu momentos icônicos na carreira de músico, com duas indicações ao Grammy Latino e os prêmios da Música Brasileira e Multishow, entregar um trabalho de pesquisa sobre o Festival tem uma importância histórica.
“É muito gratificante produzir uma obra inédita sobre o maior Festival da cidade que eu fui criado. Vi esse evento crescer, já fiz parte do casting enquanto músico e hoje tenho a honra de fazer parte da sua produção. Entregamos um material que mantém parte importante da memória de Rio das Ostras”, revelou Paulo Moreira, que também é conselheiro municipal de Turismo.
O filme tem ainda roteiro e edição de Luke de Aguiar, assistência de produção de Renata Cabral, assistência de fotografia de Heloise Fang, e design gráfico de Marcelo Quirino, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, do governo federal, em coprodução com a Artphoto Studio e Like Produtora, com apoio da Azul Produções, da FROC e da prefeitura.