Evento da Embratur em Quissamã conta com representantes de Rio das Ostras

|

A Prefeitura de Rio das Ostras participou, nessa semana, de um encontro promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que aconteceu na cidade de Quissamã no último domingo, 24.

O município foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC), e pela chefe de gabinete, Fabiana Macário, que participaram do encontro realizado no Quilombo da Fazenda Machadinha.

Durante a reunião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ), apresentou o Programa Novas Rotas, desenvolvido pelo governo federal, que tem o objetivo de ampliar a visitação de turistas estrangeiros ao interior do Estado.

“Pesquisas apontam que o Estado do Rio de Janeiro vive um momento de crescimento do fluxo internacional de turistas. É um grande momento para desenvolver projetos que atraiam visitantes para o interior”, avaliou Rodrigo Peleteiro.

Contando com a presença da coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur e ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (UNIÃO), o evento discutiu estratégias para o fortalecimento do turismo regional, incluindo a criação de um consórcio turístico e econômico entre os municípios.

De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, a proposta visa consolidar uma atuação integrada, capaz de ampliar a competitividade e atratividade da Região da Costa do Sol junto a visitantes nacionais e internacionais.

O encontro, que contou também com representantes de outros municípios da região, debateu também a exploração sustentável do Parque Nacional de Jurubatiba, área de proteção ambiental que se estende pelos municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus, unindo preservação ambiental e potencial econômico e turístico.

Lançado em abril desse ano, o Programa Novas Rotas integra as ações da Embratur para descentralizar o turismo estrangeiro no Brasil, estimulando novos destinos fora das capitais e ampliando as oportunidades de negócios e geração de renda para o interior.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirmou Marcelo Freixo na época do lançamento.




00:00
00:00