Espetáculo de Rio das Ostras representa o interior em festival de teatro no Rio

|

Artistas de Rio das Ostras fizeram história nessa semana ao participarem de um dos mais importantes eventos artísticos a céu aberto do país, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Com a peça “Carukango”, estrelada pelo ator e cantor Darling Mendonça, o Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), que conta com ex-alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, foi o único representante do interior do Estado na programação do festival.

A apresentação de “Carukango” aconteceu na última segunda-feira, 7, no palco da Casa Tá Na Rua, na Lapa, no centro do Rio, recontando a história do líder quilombola Carukango, considerado um símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé.

O espetáculo, que estreou em 2022, em Rio das Ostras, foi construído a partir de pesquisas sobre o candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos e outras manifestações populares, ajudando a dar mais visibilidade e protagonismo aos artistas negros e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral.

Iniciado no último domingo, 6, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad continua com sua programação aberta até esse domingo, 13, com uma programação que ocupa espaços urbanos e culturais icônicos da Lapa, com o objetivo de democratizar a cultura e a arte como ferramenta de transformação coletiva.

Contando com uma programação variada, o evento incluiu a seleção especial de espetáculos dirigidos ou supervisionados por Amir Haddad, trazendo nomes como Clarice Niskier, Andrea Beltrão, Marco Nanini, Tonico Pereira e Elisa Lucinda, entre outros artistas da cena nacional e estadual.   




00:00
00:00