
Conferência de Cultura de Rio das Ostras tem credenciamento aberto nessa sexta, 11
A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou a abertura do prazo de credenciamento para a sua 6ª Conferência de Cultura, que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Teatro Municipal Joel Barcellos, com o tema “Cultura, Educação e Inclusão: Acessibilidade, Combate à Discriminação e Desenvolvimento Sustentável”.
O credenciamento, que pode ser realizado até o próximo dia 31 de julho, apenas de maneira online, através do link, https://editais.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/ serve para a definir quem poderá votar na eleição dos novos conselheiros municipais.
“Para assegurar uma programação rica em atrações artísticas, palestras e debates construtivos entre diferentes setores e a sociedade, a Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC) e a Comissão Organizadora têm trabalhado intensamente”, afirmou o município nessa sexta-feira, 11.
Para fazer o credenciamento, é preciso ter no mínimo 16 anos, anexar documentos pessoais (RG e CPF), apresentar comprovante de residência no município ou um portfólio que demonstre atividade cultural em Rio das Ostras há, pelo menos, 1 ano.
Além dos debates sobre o futuro do setor cultural no município, o evento servirá também para eleger os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2026-2027.
A prefeitura lembra ainda que, para pleitear uma das 9 cadeiras do Conselho Municipal de Cultura para o próximo biênio, é necessário que os setores tenham um número mínimo de 10 representantes credenciados na Conferência.
Além disso, apenas os participantes credenciados poderão participar da Pré-Conferência de Cultura, que acontece no dia 10 de agosto, das 14h às 18h, também no Teatro Joel Barcellos, quando será votado o Regimento Interno da 6ª Conferência.
“Qualquer pessoa interessada em debater questões relativas à política municipal de cultura pode participar da Conferência. O público em geral terá acesso à solenidade de abertura, atividades artísticas e discussões setoriais. Já os credenciados da sociedade civil poderão participar das discussões setoriais e da plenária geral, com direito a voz e voto. O mesmo se aplica aos credenciados ligados ao poder público, que devem comprovar atividade no setor”, completou a prefeitura.