
Cidade Universitária de Macaé disponibiliza orientação fiscal gratuita à comunidade
A Cidade Universitária de Macaé vai oferecer gratuitamente o serviço online de orientação aos servidores sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). A ação vai contar com a atuação de 22 extensionistas dos cursos de Ciências Contábeis. O prazo para envio da declaração de 2025 sem multa encerra em 30 de maio de 2025.
Os interessados nas orientações devem procurar a sala 203 do Bloco D, das 14h às 16h. A ação será realizada por meio do Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Além da declaração do Imposto de Renda, o novo núcleo inaugurado em Macaé oferece atendimento gratuito para contribuintes de baixa renda, com auxílio de universitários em questões tributárias diversas. O serviço inclui orientações básicas sobre regularização de CPF, Microempreendedor Individual (MEI), Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) e outras obrigações acessórias, sempre dentro do escopo orientativo do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal).
O projeto é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Receita Federal do Brasil (RFB) — unidades de Macaé e Cabo Frio — e o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da prefeitura municipal. O atendimento é destinado a moradores de Macaé com renda anual de até R$ 50 mil, servidores e colaboradores do Polo Universitário da UFF, além de contribuintes aptos ao modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda, sem operações complexas como investimentos em bolsa, ganho de capital ou atividades rurais. É necessário apresentar documentação comprobatória para ser atendido.
“É muito bom ver a retomada deste projeto, que é de suma importância para os extensionistas e sociedade. Nossos extensionistas vão compartilhar experiências e colocar em prática o que fazem na sala de aula. É uma alegria também lembrarmos do professor Dário, que nos deixou e tanto se dedicou ao projeto.”, salientou o coordenador Jonathas Coelho, que atua como professor de Contabilidade Tributária.
Já a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Iza Vicente, destacou que o Núcleo é de suma importância diante do fortalecimento do papel da universidade na cidade.
“Os extensionistas poderão produzir e orientar a população, ou seja pôr em prática os conhecimentos. Neste segundo semestre outras atividades serão lançadas na Cidade Universitária”, esmiuçou. O diretor da (FeMASS) ,Eddie Paiva lembrou com orgulho que é ex-aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF) “ Estamos à disposição do Núcleo, este projeto é essencial para universitários e população”, comentou.
A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.