Artista de Macaé estreia espetáculo “O Poetube” no Teatro Firjan SESI da cidade
O Teatro Firjan SESI de Macaé recebe, nessa quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, o espetáculo teatral “O Poetube, crônicas de um poeta motorista de app”, monólogo baseado no livro homônimo do poeta, ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro macaense, Marcelo Atahualpa.
Profissional de teatro formado pela Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio) em 2010, Marcelo Atahualpa é motorista de aplicativo desde 2019 e relata as experiências vividas em forma de crônicas desde então.
No espetáculo, que tem entrada gratuita, ele traz a transposição dessas histórias das páginas do livro para a concretude do palco em um monólogo que trata do embate entre homem e máquina, e da chamada “uberização” das relações de trabalho.
Assim como no livro, a peça traz ainda o diálogo com as redes sociais e as plataformas de streaming, por conta da temática dos “ubers influencers” ou “ubertubers”, como o artista chama nas crônicas do livro.
“Para concretizar cenicamente esses intertextos contaremos com projeção de vídeos (estilo reels, tutoriais, tik tok, etc), bem como vídeos de algumas tomadas externas sobre o cotidiano dos motoristas de app”, conta a produção do espetáculo, formada por profissionais de Macaé e de Rio das Ostras.
Em cena, o multiartista e motorista de aplicativo apresenta o monólogo revivendo e narrando fatos reais vividos por ele durante o ano de 2019, quando estava começando como motorista de aplicativo em Macaé.
O Teatro Firjan SESI de Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense. O espetáculo “O Poetube, crônicas de um poeta motorista de app” fica em cartaz em curta temporada, com duas apresentações na quinta, 21, às 19h e às 21h, e na sexta, 22, também às 19h e às 21h.