Ações ambientais no Jazz e Blues de Rio das Ostras evitaram emissão de 405kg de CO2
Terminada a 21ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de junho, a empresa Seagems, patrocinadora do festival, divulgou o resultado de ações voltadas para a sustentabilidade realizadas durante o evento.
De acordo com a empresa brasileira de engenharia submarina, ao todo, durante os 4 dias do festival, foram coletados 328,6 quilos (kg) de materiais recicláveis, com destaque para o vidro (59,4%), seguido de plástico (26,8%), papel (10%) e metal (3,7%).
Dados de uma pesquisa aplicada no local apontaram que 93,5% do público afirmou ter separado corretamente os resíduos durante os 4 dias de evento, evitando, com isso, a emissão de 405,4 kg de dióxido de carbono (CO₂).
“A iniciativa, realizada em parceria com a organização socioambiental Sirí, teve como foco a redução da pegada de carbono do festival, que reuniu mais de 100 mil pessoas e atrações nacionais e internacionais. O engajamento do público foi estimulado por meio de atividades educativas, entrega de copos reutilizáveis, exposições interativas e dashboards em tempo real com dados da coleta seletiva”, contou a Seagems.
Para chegar a resultados tão expressivos, a operação de triagem de resíduos sólidos contou com o apoio de catadores e agentes ambientais da Sirí e da prefeitura, além de uma central montada na Cidade do Jazz, na Avenida Governador Roberto Silveira, em Costazul, local onde se concentraram vários dos shows do festival.
Segundo a Seagems, os materiais foram pesados e destinados à reciclagem, em uma atividade que pôde ser acompanhada de perto pelo público, como parte do caráter educativo da ação de preservação do meio ambiente.
“Quando falamos em sustentabilidade, não se trata apenas de neutralizar impactos ambientais, mas de provocar uma mudança real de comportamento. Ao levarmos ações como essa para um evento cultural dessa magnitude, conseguimos unir propósito, visibilidade e transformação. O resultado vai muito além dos números: está na consciência gerada, no envolvimento do público, na valorização dos catadores e no legado que deixamos para a cidade”, avaliou a gerente de Recursos Humanos (RH) da Seagems, Glaucia Maciel.
Além do trabalho realizado na Cidade do Jazz, em Costazul, a ação da Seagems também promoveu um mutirão de limpeza em outro local de shows na cidade, na Lagoa de Iriry, considerado um dos pontos mais emblemáticos da cidade.
A ação contou com o trabalho de voluntários e de moradores da localidade, que participaram da coleta e da triagem de resíduos, deixando um legado de preservação ambiental para os bairros do entorno e para a cidade.
“As iniciativas são parte do programa ‘Seagems do Bem’, um comitê corporativo permanente e autônomo da empresa, criado para fomentar iniciativas de impacto social e ambiental dentro e fora da companhia. Formado por empregados voluntários, o grupo atua no desenvolvimento de campanhas internas de conscientização, apoio a projetos com leis de incentivo e articulação com comunidades nas regiões onde a empresa está presente”, completou a empresa.
Especializada em soluções práticas de engenharia submarina, a Seagems oferece respostas inovadoras às demandas offshore da indústria de energia. A empresa conta uma frota de 6 navios PLSV e tem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, além de Viena, na Áustria.
Empresa 100% brasileira, a Seagems é resultado de uma “joint venture” entre as multinacionais Sapura Energy Behard, da Malásia, e Paratus Energy Services Ltd, nas Bermudas, tendo, atualmente, contratos de longo prazo assegurados para toda a frota a serviço da Petrobras.