Rio das Ostras celebra 7 anos da Patrulha Maria da Penha com evento na Câmara

|

A Câmara de Rio das Ostras recebe, nessa quarta-feira, 15, um evento especial para celebrar os 7 anos da criação da Patrulha Maria da Penha no município, com a promessa de reunir autoridades municipais da região.

Promovido pela prefeitura, o evento acontece das 8h às 17h, com uma série de atividades que contará com a presença de Patrulhas de outros municípios, além de representantes de secretarias e autoridades da região.

A programação inclui palestras e debates sobre a atuação das Patrulhas Maria da Penha (PMAPE) e os avanços na proteção às mulheres, com a participação da inspetora da PMAPE, Tamiris Miranda; do supervisor da Guarda Municipal de Macaé, Gedir Rodrigues; da tenente da Polícia Militar (PM), Thais Melo; e da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu, Adriana Barbosa.

A programação começa às 8h, com uma recepção com café da manhã, antes da abertura oficial, às 9h30, com a composição da mesa de autoridades, seguida da 1ª palestra do dia, com a inspetora Tamiris Miranda, sobre a trajetória da PMAPE e os impactos desse trabalho na vida das mulheres riostrenses.

Depois de uma pausa para o almoço, às 12h30, o evento volta com mais uma palestra, às 14h, com o supervisor da Guarda Municipal de Macaé, que contará a experiência do município que foi o 1º da região a implantar a Patrulha Maria da Penha.

Na sequência, às 15h40, a tenente Thais Melo, fala sobre o projeto Guardiões da Vida, da PM, voltado para o combate à violência doméstica e à violência contra a mulher no Estado do Rio, fechando a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Casimiro, que abordará o perfil dos patrulheiros e patrulheiras e os impactos psicológicos da função na vida dos guardas.

A programação tem previsão de encerramento às 17h, com a Câmara Municipal de Rio das Ostras funcionando na Avenida dos Bandeirantes, 2.000, no bairro Verdes Mares, em frente à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Grupamento da Guarda Municipal, a PMAPE atua na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência que possuam medidas protetivas de urgência, integrando a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Rio das Ostras e tem como objetivo garantir a efetividade da Lei Maria da Penha.




00:00
00:00