
Rio das Ostras tem inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Estado
Estudantes da rede pública de Rio das Ostras já podem se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação para Infância e Adolescência (FIA), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Com prazo até o próximo dia 8 de agosto, as inscrições são para vagas destinadas a jovens com idade entre 15 e 17 anos, nos cursos do projeto de pré-vestibular social “PrePara o Futuro”, e do Programa Trabalho Protegido na Adolescência, voltado para qualificação profissional.
De acordo com a prefeitura, as iniciativas têm o objetivo de ofertar reforço na educação e complementar a formação básica oferecida pela escola, com inscrições feitos de maneira online, no site da FIA, via preenchimento de formulário.
O processo seletivo terá ainda etapas de triagem, entrevista social e acolhimento psicológico, além de entrega de documentos comprobatórios, com as convocações para a seleção realizadas via e-mail, lembrando que os adolescentes devem estar acompanhados de um responsável legal em todas as etapas de matrícula.
Para as vagas do “PrePara o Futuro”, quem tem o objetivo de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e concursos para as Forças Armadas, a recomendação é que os alunos estejam, preferencialmente, no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio.
Já o Programa Trabalho Protegido na Adolescência oferece complementação do ensino no contraturno escolar a estudantes com idades entre 15 e 16 anos, com aulas em módulos de Matemática e Raciocínio Lógico; Português e Redação; Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural; e Humanidades Aplicadas, Noções Administrativas e Financeiras e Resiliência.
Enquanto as aulas do “PrePara o Futuro” serão realizadas no Núcleo de Gestão Pedagógica, na Rua Santa Catarina, 155, na Extensão do Bosque, as aulas do Programa Trabalho Protegido na Adolescência acontecem no Colégio Municipal Professora América Abdalla, na Rua Carlos Viana, s/n, no Nova Esperança.
Segundo o município, a previsão é de que as aulas dos 2 cursos sejam iniciadas no dia 18 de agosto, lembrando que ambas serão realizadas de forma presencial, com os cursos do Programa Trabalho Protegido na Adolescência totalizando a carga horária de 320 horas, com 4 horas diárias de aula.
“Após a conclusão do curso de qualificação, há a possibilidade de encaminhamento para o estágio laboral até o aluno completar 18 anos ou concluir o ensino médio, o que ocorrer primeiro”, acrescentou a prefeitura, sobre o Programa Trabalho Protegido na Adolescência.
Além das aulas, os adolescentes participantes dos 2 cursos terão acompanhamento de equipes pedagógica, administrativa, e psicológica, além de equipes de serviço social durante todo período dos programas.
Frutos de parceria com as secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, e de Assistência Social, os cursos da FIA em Rio das Ostras foram implementados com duas cerimônias inaugurais, realizadas no último dia 27 de junho.
As solenidades aconteceram justamente nos locais onde acontecem as aulas, no Núcleo de Gestão Pedagógica, e no Colégio Municipal Professora América Abdalla, com a presença de autoridades municipais e estudais.
Entre elas, estiveram o prefeito Carlos Augusto (PL), o deputado estadual do Rio, Brazão (UNIÃO), a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel, a secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, e o secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Octávio, além de Arnaldo Júnior, Rhayana Castelo e Patrícia Ribeiro, respectivamente, o vice-presidente, a diretora de Promoção Social e a gerente dos Programas da FIA.