Semana Nacional de Museus chega à 23ª edição com atividades no Solar dos Mellos, em Macaé

|

Macaé está recebendo desde o último dia 12 a 23ª Semana Nacional de Museus. Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento vai até o próximo dia 16 e está sendo realizado no Solar dos Mellos. A programação conta com visitas guiadas pelo museu, resgatando e contando um pouco da história do município.

Neste ano o tema é “O futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação”. A programação teve início na última segunda-feira (12) às 10h, com a abertura da exposição “Caminhos”, da artista plástica Lecy Navega. A mostra apresenta cenas de Macaé no final dos anos 1990, resgatando memórias e paisagens da cidade sob o olhar sensível da artista.

“A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para aproximar a população dos espaços de memória e reflexão. Neste ano, o tema nos convida a pensar como os museus podem se adaptar e permanecer relevantes diante das rápidas transformações sociais”, afirmou a secretária de Cultura, Waleska Freire.

Nesta terça-feira (13) os servidores da Secretaria de Cultura participam do encontro “O diálogo do passado com o futuro dos Museus”, a partir das 10h. Já na quarta-feira (14), às 14h, estudantes da Escola Municipal Amil Tanos conhecerão o projeto “Lugares de Memórias”, seguido, às 15h, por uma palestra com o pesquisador Carlos Marchi.

As atividades continuam na quinta (15) e sexta-feira (16), com visitas guiadas ao Solar dos Mellos, às 9h e 14h, envolvendo alunos das escolas E.M. Sonia Regina S. Lapa e E.E.M.E.I. Anna Benedicta, respectivamente. Na quinta à noite, às 19h, será exibido o projeto “Curta do Museu”, que leva produções audiovisuais ao público em ambiente cultural.

Segundo Waleska, iniciativas como esta reforçam o papel dos museus enquanto centros vivos de diálogo e transformação. “Estamos vivendo um tempo em que as instituições culturais precisam se reinventar constantemente. É fundamental pensar o museu não apenas como um espaço de conservação, mas como um lugar ativo, que dialoga com as novas gerações e com os desafios contemporâneos”, concluiu a secretária.




00:00
00:00