Prefeitura limpa lixão no Parque Zabulão após pressão de moradores e denúncias nas redes sociais
Depois de muita cobrança, a Prefeitura de Rio das Ostras finalmente promoveu a limpeza de um lixão que se encontrava em um terreno do Parque Zabulão, e que apresentava risco aos moradores e ao meio ambiente.
As denúncias foram feitas nas redes sociais, e ganharam repercussão depois que nossas reportagens mostraram os riscos à segurança dos moradores em caso de um incêndio, já que o lixão estava colado ao muro da Subestação da Enel.
A informação da limpeza foi divulgada pelo professor, biólogo e guia de turismo Jhones Poubel, através de seu Instagram, que filmou o local já sem a montanha de entulhos, que reuniam resíduos inflamáveis e químicos, além de galhadas e eletrônicos.
De acordo com o professor, a ação teria sido realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, através da Subsecretaria de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos, até com o uso de maquinário para remover os entulhos.
“Finalmente temos a oportunidade de ver e acompanhar a limpeza dos resíduos sólidos no espaço público do bairro Parque Zabulão sendo realizado pelo setor responsável da prefeitura/Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras”, escreveu Jhones Poubel nas redes.
Porém, depois da ação, o professor alerta para que o espaço não seja largado, e pede que a prefeitura realize ações no local para evitar que o lixo volte a se acumular no terreno localizado na esquina das ruas Itaperu e Inajara.
“Esperamos que essa área seja revitalizada. É uma área que fica dentro de um centro urbano, né. E a gente tem o bairro, tem a questão da Enel aqui também, comércio, então é uma área que não pode ficar abandonada”, reforça ele, sugerindo “que seja feita uma ação realmente preventiva, né, cercar, restabelecer essa área aqui com uma área de convivência para todos aqui do nosso bairro aqui”.