Evento em Rio das Ostras traz documentário sobre a Rebio em novembro

|

Rio das Ostras terá a 1ª edição do Cinema da Consciência Verde, evento que acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, com a exibição de um documentário sobre a Reserva Biológica União (Rebio) em 5 cinco locais da cidade.

Produzido em 2017, durante o Projeto Consciência Verde – I Semana Comemorativa da Reserva Biológica União, que celebrou a expansão da Rebio e o ano do Mico-Leão-Dourado, símbolo nacional da luta pela preservação da natureza, o documentário “Trilhos e Caminhos da Reserva Biológica União” será exibido com sessões ao ar livre e no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além do campus da UFF, no Jardim Bela Vista, as exibições acontecem na Praça Jaime Rodrigues Vilar, no Jardim Mariléia, na Praça Santos Dumond, na Cidade Praiana, na Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo, e na Praça do Trem, em Rocha Leão.

“O objetivo central é aproximar a população da Reserva Biológica União, estimulando o senso de pertencimento e cuidado com o meio ambiente”, explicou a produção.

De acordo com a produção, todas as sessões contarão com intérprete de libras, espaços reservados para cadeirantes e idosos, e uma equipe capacitada em Acessibilidade Cultural para melhor atender às pessoas com deficiência (PCD).

“Acreditamos que o cinema tem o poder de sensibilizar as pessoas. Queremos que o público saia das sessões conhecendo um pouco mais sobre a Reserva Biológica União, sua história e importância para a preservação do meio ambiente”, afirmou a produtora cultural e idealizadora do Projeto Consciência Verde, Dayana Cêh.

As sessões de exibição do documentário também terão distribuição de brindes, pipoca, água e refrigerante para a plateia e um ponto de coleta seletiva, visando absorver os resíduos recicláveis gerados durante todo o evento.

“Após cada sessão, haverá uma roda de conversa para dialogar sobre os temas abordados no filme, temas da atualidade, como a crise climática e sobre o processo de produção do documentário”, acrescenta Dayana Cêh.

Além das exibições em praças públicas, o Cinema da Consciência Verde prevê ações junto à rede pública de ensino, com a exibição do documentário e atividades de educação ambiental por meio da exibição voltadas para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O projeto contará ainda com a distribuição de 42 kits verdes nas escolas públicas do município, e em 5 escolas particulares, contendo bolsas e copos ecológicos, além de materiais educativos para professores do Ensino Fundamental II e Médio com sugestões de temas que podem ser abordados em sala de aula.

Além disso, como parte do evento, será produzido um novo documentário, que registrará as exibições, rodas de conversa, ações nas escolas, depoimentos dos participantes e trará uma atualização das condições da Rebio, com lançamento previsto para o próximo dia 5 de dezembro.