Cabo Frio transforma férias escolares em jornada ecológica e educativa
Com uma programação especial voltada para todas as idades, a Prefeitura de Cabo Frio oferece durante o período de férias uma série de roteiros ecológicos que unem lazer e consciência ambiental. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e integra o programa Cabo Frio Educada, que utiliza a educação ambiental como ferramenta de transformação social.
O destaque da temporada são as visitas guiadas ao Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. Já no primeiro fim de semana, o espaço recebeu visitantes de diversas origens: famílias da capital e da Baixada Fluminense, moradores locais e até um engenheiro de uma empresa estadual de abastecimento de água, interessado em conhecer os projetos ambientais realizados no município.
O objetivo é despertar o sentimento de pertencimento, incentivar o cuidado com os espaços naturais e envolver a população, desde a infância, nas pautas ambientais. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, “as férias são uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam esses espaços que muitas vezes ficam invisíveis no dia a dia. Ver moradores participando das visitas, famílias aproveitando juntas e até profissionais de fora buscando conhecimento mostra que estamos no caminho certo”.
Além do Parque do Mico, outros pontos verdes estão disponíveis para visitação, como o Parque Natural Municipal Dormitório das Garças (Porto do Carro), o Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade (Portinho), a Ilha do Japonês e as trilhas do Parque Estadual da Costa do Sol, que incluem o Morro do Vigia, a Duna Dama Branca, o Farol da Lajinha e a Ilha do Papagaio.
Os parques podem ser visitados de forma livre, dentro do horário de funcionamento. Já para grupos maiores ou quem deseja visitas guiadas com mais informações, é necessário agendamento prévio com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1333 ou e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.
A cidade aposta no ecoturismo como estratégia de lazer nas férias e também como instrumento de educação cidadã, transformando os parques em verdadeiros laboratórios a céu aberto para aprendizado, sensibilização e conexão com o meio ambiente.
Serviço – Horários e destaques dos espaços ambientais:
Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado
Endereço: Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/nº – Tamoios
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h | Fins de semana e feriados, das 9h às 15h
Destaques: meliponário, orquidário, viveiro de mudas, trilhas guiadas e ocas educativas
Parque Dormitório das Garças
Endereço: Avenida Wilson Mendes, s/n – Porto do Carro
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h | Fins de semana, das 9h às 14h
Destaques: mirante para observação de aves, trilhas e manguezal
Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade
Endereço: Avenida Henrique Terra, s/n – Portinho
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h
Destaques: compostagem, feiras ambientais, viveiro e oficinas
Ilha do Japonês
Acesso: Passagem, Boulevard Canal ou Peró
Destaques: paisagens naturais, restingas preservadas, ordenamento ambiental
Parque Estadual da Costa do Sol (em Cabo Frio)
Trilhas e atrativos:
– Morro do Vigia (Peró)
– Restinga do Peró
– Duna Dama Branca (Foguete)
– Ponta do Arpoador (entre Conchas e Peró)
– Farol da Lajinha (Passagem)
– Ilha do Papagaio (acesso por barco)
Visite com responsabilidade e, sempre que possível, com orientação de técnicos ou monitores ambientais.