
Araruama e Cabo Frio atraem multidões para as comemorações de São Jorge neste feriado
A celebração do Dia de São Jorge, padroeiro do estado do Rio de Janeiro, acontece nesta quarta-feira (23) e promete agitar Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos. A data será marcada por eventos que combinam fé, cultura e o sincretismo religioso, trazendo à tona as tradições católicas e afro-brasileiras.
Em Cabo Frio, as festividades começaram no último sábado (19) e seguem até domingo (27). Nesta terça-feira (22), a programação conta com rodas de Jongo e Capoeira, a partir das 16h, com o Coletivo GRIOT e o Mestre Willian Geribá, respectivamente. Já na quarta-feira (23), as celebrações começam às 5h com a alvorada festiva, seguidas de missas às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Às 18h, será realizada a procissão, e a Missa de Encerramento começa às 19h. No mesmo dia, das 17h às 23h, a Praia do Siqueira será palco de um encontro musical no Quiosque da Bel, com apresentações de artistas como Azul Puro Azul, Ulisses Rabelo, Vitalino, Carlos Queimado, Ludmila Sax e DJ Sid, além de participações especiais. O evento contará ainda com feijoada, samba, forró e muita energia positiva. A entrada é gratuita.
Já em Araruama, as homenagens se concentram na Paróquia de São Jorge, no distrito de Praia Seca. A programação começa nesta terça-feira (22) às 18h com carreata, Santa Missa às 19h e show com Jonas Laurindo às 20h30. Na quarta-feira (23), as atividades começam bem cedo, com a alvorada festiva às 6h e missas ao longo do dia. A procissão será realizada às 18h, seguida da Santa Missa às 19h30. O encerramento ficará por conta do show com a Banda Trindade Eterna às 20h30, e também haverá barracas com produtos religiosos, alimentos e bebidas não alcoólicas.
Em ambas as cidades, o feriado de São Jorge será um momento de união entre as diversas tradições religiosas, promovendo celebrações que homenageiam tanto o santo católico quanto o orixá Ogum, divindade da guerra e do ferro.