
Óleo de cozinha vira recurso sustentável em Cabo Frio com o projeto “Cabo Óleo”
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Horto Municipal Antônio Ângelo, no bairro Portinho, recebe óleo de cozinha usado por meio do projeto “Cabo Óleo”. A iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, promove a destinação correta desse resíduo, que é encaminhado para uma empresa licenciada e transformado em sabão e detergente.
Além de reduzir a poluição e preservar o ecossistema local, o projeto evita o entupimento das redes de esgoto e drenagem, prevenindo acúmulos de sujeira que poderiam comprometer o sistema de saneamento da cidade. Com isso, impede que o óleo descartado chegue a corpos d’água, como a Lagoa de Araruama, minimizando impactos ambientais.
A comunidade também se beneficia com a ação. Em troca da entrega do óleo, o município recebe materiais de limpeza, como vassouras, panos de chão e cloro, que são utilizados na manutenção do próprio Horto Municipal.
“Este projeto é essencial para manter nossa cidade limpa e sustentável. Ele não só beneficia o meio ambiente, mas também devolve ao horto materiais úteis para o cotidiano, criando um ciclo de responsabilidade ambiental e ajudando na preservação dos nossos recursos naturais”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Somente neste ano, já foram entregues 60 litros de óleo no local, reforçando o compromisso da população com a sustentabilidade.