
Prefeita de Araruama se filia ao PL e aumenta para 7 o número de prefeitos do partido na Costa do Sol
Por Tunan Teixeira
A Prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), anunciou sua mudança de partido nessa segunda-feira, 17, ao deixar o MDB rumo ao PL, partido que aumenta seu poderio na região da chamada Costa do Sol, onde passa a ter 7 prefeitos e prefeitas em 13 cidades.
A filiação da chefe do Executivo de Araruama aconteceu em Brasília nessa segunda, na sede do partido, e contou com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto (PL-SP), e do deputado federal, Altineu Côrtes (PL-RJ).
“Hoje meu encontro em Brasília foi com o deputado Altineu Côrtes, e como Valdemar Costa Neto para filiação ao PL. Vamos avançar por uma Araruama cada vez melhor!”, escreveu Daniela Soares na sua conta no Instagram.
Com a chegada dela, o PL, que havia vencido 6 das 10 eleições que disputou ao Executivo na Região da Costa do Sol, em Arraial do Cabo, Cabo Frio, Rio das Ostras, Saquarema, Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia, passa a contar também com Araruama, onde havia perdido o pleito, justamente para Daniela Soares.
Além dela, governam cidades da região, Marcelo Magno (PL), em Arraial; Dr. Serginho (PL), em Cabo Frio; Carlos Augusto (PL), em Rio das Ostras; Lucimar (PL), em Saquarema; Ramon Gidalte (PL), em Casimiro; e Fábio do Pastel (PL), em São Pedro.
Nas demais cidades da região, Carapebus, Iguaba Grande e Macaé, coincidentemente todas vencidas pelo CIDADANIA com margens esmagadoras de votos, o PL não teve candidato na chamada eleição majoritária.
As outras derrotas no PL na Região da Costa do Sol aconteceram nas disputas pelas prefeituras de Maricá, Quissamã e Armação dos Búzios, onde foi derrotado respectivamente por PT, PP e REPUBLICANOS.
Curiosamente, a principal adversária de Daniela Soares nas eleições municipais de outubro do ano passado, em Araruama, foi justamente a candidata de seu novo partido, ex-vereadora Penha Bernardes (PL), 2ª colocada, com 12 mil votos a menos.
Com a saída do MDB para o PL, Daniela Soares, que deixou de ser Daniela de Lívia depois de romper com a ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE) e com seu marido, o também ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE), passa a ter, em tese, apoio total na Câmara de Araruama, já que o PL era o único partido de oposição.
O anúncio foi bem recebido pelo presidente do partido em Cabo Frio, o vereador licenciado, Jeremias da Swell (PL), atual secretário de Mobilidade Urbana no governo do prefeito Dr. Serginho (PL), que comentou com palminhas a filiação.
O assunto ainda tende a render na cidade, já que a agora colega de partido, Penha Bernardes, era uma de suas maiores opositoras nas redes sociais, com diversas publicações criticando o governo Daniela, mas há 3 dias, não tem novas publicações.
Alheios às disputas políticas do município, o presidente do diretório estadual do PL no Rio, Altineu Côrtes, e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, fizeram questão de elogiar a nova filiada e exaltar o partido e a cidade.
“Pessoal, é um prazer enorme estar aqui, na sede do PL nacional, com o nosso presidente Valdemar, nossa prefeita Daniela, filiando essa grande prefeita, que eu tenho certeza, vai dar muita alegria à população de Araruama. É uma honra para o Partido Liberal estar aqui nesse momento, filiando essa jovem experiente e que, eu tenho certeza, que vai ser um sucesso como prefeita”, afirmou Altineu Côrtes, atual vice-presidente da Câmara Federal.
“Quero dizer que hoje é um dia muito importante para nós. Araruama é uma cidade importante. A sua filiação vai ser muito importante para nós. E eu tenho certeza que vai ser muito importante também para Araruama, porque nós somos hoje o maior partido do Brasil. E vamos aumentar nosso partido, vamos crescer mais ainda nas eleições do ano que vem. E [com] isso, nós podemos favorecer muito a cidade de Araruama, tendo uma bancada de senadores fortes, tendo uma bancada federal forte. Seja bem vinda, nós estamos muito felizes”, completou Valdemar Costa Neto.
Para Daniela Soares, restou apenas agradecer as palavras, além de reforçar a postura que vem marcando seu início de gestão à frente do município, e que já deixou claro, para aliados, ex-aliados e adversários, que apoio é bem-vindo, mas quem governa Araruama é ela.
“Olha, estou muito feliz por estar assinando com o PL. Obrigada, Altineu. Obrigada, Valdemar. Araruama, com certeza, vai continuar avançando. E, claro, do lado desses grandes homens aí da política, né. E com uma mulher forte como eu, a gente vai avançar muito mais. Então, estou muito feliz”, finalizou Daniela Soares.